18.07.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional de Nelson Mandela

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional de Nelson Mandela, 18 de julho de 2017

Em um de seus discursos históricos no Julgamento de Rivonia, cujos arquivos estão inscritos no Registro Memória do Mundo da UNESCO, Nelson Mandela declarou:

“Eu valorizo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivem em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e o qual espero alcançar. Porém, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer.”

Ainda hoje, apesar das décadas que nos separam dessas palavras, o ideal tão valorizado por Nelson Mandela continua a ser um sonho para muitas sociedades. Milhares de mulheres e homens em todo o mundo ainda são presos, torturados e executados por defender esse ideal de paz e igualdade em seus países.

Ao celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela, nós prestamos homenagem àquelas pessoas que lutaram e que continuam a lutar pela liberdade, pela dignidade e pelos direitos humanos. Essa luta nunca foi tão importante nas sociedades contemporâneas que são enfraquecidas pela ascensão de múltiplas tensões – econômicas, sociais, políticas e também climáticas.

Mais do que nunca, nós devemos renovar nosso compromisso com os valores deste grande humanista e defensor dos oprimidos, que também honrou a UNESCO como Embaixador da Boa Vontade, com o objetivo de construir sociedades nas quais todas as mulheres e todos os homens possam viver juntos na diversidade e no respeito.

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página