27.09.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, 28 de setembro de 2017

Em um mundo globalizado, o acesso à informação é vital para construir sociedade mais inclusivas e sustentáveis. Esta é a mensagem para o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (International Day for Universal Access to Information – IDUAI), que foca no papel fundamental que o acesso à informação exerce no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

O acesso à informação é um direito fundamental. Ele permite que mulheres e homens entendam e participem na criação e no compartilhamento do conhecimento que precisam para contribuir plenamente para a sociedade. Ele é uma condição para a cidadania informada, que ajuda na responsabilização dos governos. É também um condutor de inovação e criatividade, que amplia oportunidades para todos, sobretudo para meninas e mulheres.   

Ser informado começa com o compromisso dos governos em desenvolver, promulgar e reforçar políticas e leis sobre o Direito à Informação para garantir o respeito desse direito humano. Isso requer mecanismos eficientes de implementação e uma cultura de transparência por entre todos os tipos de instituições. Os cidadãos também necessitam ter pensamento crítico, letramento e habilidades digitais que são requisitos para o acesso, a análise e o uso da informação em diversas maneiras, offline e online (fora da internet ou por meio da internet). É por essa razão que a UNESCO pede a todos os governos e parceiro a aproveitar o poder das tecnologias de informação e comunicação para ajudar a atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 de Educação para “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. O acesso à informação também trata de promover o desenvolvimento de conteúdos que sejam relevantes, locais e multilíngues. Tudo isso exige políticas proativas e parcerias sólidas em todos os âmbitos.

O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação também é uma oportunidade para rever nossos compromissos com a Liberdade de expressão e a segurança de jornalistas. A mídia exerce um papel fundamental ao facilitar o acesso à informação aos cidadãos e ao monitorar questões sociais importantes e ao mesmo tempo abrilhantar seu público com perspicácia e conhecimento. Não pode haver acesso universal à informação sem ter a mídia livre e independente.

O acesso à informação não é somente um objetivo em si; é também um colaborador fundamental para a realização de todos os outros objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Portanto, é crucial que continuemos nossos esforços para garantir que toda mulher e todo homem usufrua plenamente do acesso à informação.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página