13.05.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Luz

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Luz, 16 de maio de 2019

“Não me destrua antes do meu tempo, pois é doce olhar para a luz”.

Na peça “Ifigênia em Áulide”, de Eurípides, Ifigênia implora a seu pai, Agamemon, que não obedeça à ordem da deusa Artêmis para sacrificá-la. De todas as razões para permanecer viva, para Ifigênia, a mais importante é a doce contemplação da luz.

Aqui, a luz simboliza a vida e é a principal entre todas as outras determinantes. A luz vem em primeiro lugar; a luz nos permite ver o mundo. Sua natureza essencial torna a luz uma preocupação central para todas as civilizações.

A importância da luz marca a arquitetura dos sítios do Patrimônio Mundial: as janelas circulares da Catedral Notre Dame de Paris e a própria estrutura de Machu Picchu, projetada de acordo com o caminho do sol no céu.

A luz e seu tratamento são elementos essenciais das artes visuais e performáticas, da literatura e do pensamento humano. Além do significativo simbolismo da luz em obras de arte, filosofia ou ciências humanas, a concepção da luz, como evidenciam tais obras, evoluiu à medida que aumentou o nosso entendimento científico.

A luz é um fenômeno natural que a ciência veio a entender e aprender a usar, e também desempenha um papel essencial em todas as ciências e em suas aplicações práticas. Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, óptica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.

Todos os seus benefícios naturais e seus usos científicos e tecnológicos fazem com que a luz seja uma parte essencial da vida cotidiana de nossas sociedades; esses benefícios e usos fazem com que a luz seja uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, assim como as questões relativas às fibras ópticas usadas para conectar as pessoas de todo o mundo por meio da internet. As redes de comunicação que resultam daí podem levar a um maior intercâmbio cultural, e a mais justiça, responsabilidade e paz.

O Dia Internacional da Luz mostra a importância da luz na vida das pessoas, sua importância em todas as áreas da vida. No ano passado, esse dia foi observado pela primeira vez em 87 países. Neste ano, o Dia Internacional da Luz será celebrado pela segunda vez e, por ocasião dessa comemoração, a UNESCO afirma o seu compromisso com a comunidade científica internacional e com seu trabalho sobre esse assunto importantíssimo.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página