15.05.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Luz

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Luz, 16 de maio de 2018

O primeiro Dia Internacional da Luz celebra o papel que a luz exerce na vida dos cidadãos do mundo.

Tomando como base os progressos realizados no Ano Internacional da Luz (2015), essa iniciativa mundial fornece um evento anual para a valorização e a apreciação contínuas da luz e do papel que ela desempenha nas ciências, na cultura, nas artes, na educação e no desenvolvimento sustentável.

Dos raios gama às ondas de rádio, o espectro da luz proporciona ideias, de alcance distante e próximo, da origem do Universo às tecnologias que formaram e formam a nossa sociedade, em áreas do conhecimento tão diversas quanto medicina, agricultura, energia e óptica para a proteção do patrimônio cultural.

A luz teve um impacto significativo nas artes visuais e cênicas, na literatura e no pensamento humano. O estudo da relação entre a luz e a cultura proporciona ideias valiosas sobre as interações de ciência, arte e as humanidades, assim como traz maior compreensão e maior valorização do nosso patrimônio cultural. O estudo da luz pode inspirar a educação em ciências entre os jovens e, da mesma forma, estimular o empreendedorismo.

A luz também pode ajudar na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O acesso à luz e à infraestrutura energética pode melhorar a qualidade de vida no mundo em desenvolvimento, enquanto as fibras ópticas conectam os cidadãos do mundo por meio da internet. Essas redes também apoiam a responsabilização para assegurar a paz, a justiça e instituições jurídicas mais fortes.

A UNESCO tem o prazer de continuar a fortalecer sua colaboração com a comunidade científica internacional por meio do importante tema representado pela luz. Além disso, com esse novo Dia Internacional da Luz no calendário da UNESCO, nós agora temos uma oportunidade especial de fazer isso todos os anos.

Então, juntos, todos os anos no dia 16 de maio, vamos iluminar o mundo!




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página