20.02.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Língua Materna

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro de 2018

Hoje, a UNESCO celebra o 19º Dia Internacional da Língua Materna. Esta é uma oportunidade para relembrar o compromisso de nossa Organização com a defesa e a promoção das línguas.

Uma língua é muito mais do que um meio de comunicação; é a própria condição da nossa humanidade. Nossos valores, nossas crenças e a nossa identidade estão incorporadas nela. É por meio da língua que nós transmitimos nossas experiências, nossas tradições e o nosso conhecimento. A diversidade das línguas reflete a riqueza incontestável da nossa imaginação e dos nossos modos de vida.

Com o objetivo de preservar e revitalizar esse componente essencial do patrimônio imaterial da humanidade, durante muitos anos a UNESCO tem se envolvido ativamente na defesa da diversidade linguística e na promoção da educação multilíngue.

Esse compromisso diz respeito particularmente às línguas maternas, que dão forma a milhões de jovens mentes que estão se desenvolvendo, assim como são o meio indispensável para a inclusão na comunidade humana, primeiramente em âmbito local e, depois, em âmbito mundial.

Com isso, a UNESCO apoia as políticas linguísticas, em especial em países multilíngues, as quais promovem línguas maternas e indígenas. A Organização recomenda o uso dessas línguas desde os primeiros anos da educação escolar, porque as crianças aprendem melhor em sua língua materna. A UNESCO também encoraja o seu uso em espaços públicos e especialmente na internet, onde o multilinguismo deve ser a regra. Todos, independentemente de sua primeira língua, devem ser capazes de acessar recursos no ciberespaço e construir comunidades online de intercâmbio e diálogo. Hoje, esse é um dos maiores desafios do desenvolvimento sustentável, no cerne da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A cada duas semanas, desaparece uma das línguas que existem no mundo, e com ela se vai parte da nossa história humana e do nosso patrimônio cultural. A promoção do multilinguismo também auxilia a impedir essa extinção programada.

Nas maravilhosas palavras de Nelson Mandela: “Se você fala com um homem em uma língua que ele compreende, a mensagem vai para sua cabeça. Se você fala com ele em sua própria língua, a mensagem vai para seu coração”. Na ocasião deste dia internacional, a UNESCO convida seus Estados-membros a celebrar, por meio de uma ampla gama de iniciativas educacionais e culturais, a diversidade linguística e o multilinguismo que formam a riqueza viva do nosso mundo.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página