18.02.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Língua Materna

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro de 2015

Educação inclusiva com e por meio da língua materna – a língua materna é importante

O ano de 2015 marca o 15º aniversário do Dia Internacional da Língua Materna – este também é um ano divisor de águas para a comunidade internacional, tendo em vista o fim do prazo para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, quando os países definirão uma nova agenda global de desenvolvimento sustentável.

A agenda pós-2015 deve ter como foco a prioridade de promover a educação de qualidade para todos – ampliando o acesso, garantindo a igualdade e a inclusão, bem como promovendo a educação para a cidadania global e o desenvolvimento sustentável. A educação em língua materna é essencial para que esses objetivos sejam atingidos – para facilitar a aprendizagem e reforçar as habilidades de leitura, escrita e matemática. Promover esse objetivo requer maior foco em capacitação de professores, revisões de programas acadêmicos e criação de ambientes de aprendizagem adequados.

A UNESCO promove esses objetivos em todo o mundo. Na América Latina, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a UNESCO está promovendo a educação inclusiva por meio de abordagens interculturais bilíngues, a fim de incluir tanto as culturas nativas quanto as não nativas. Pelas mesmas razões, o Escritório Regional da UNESCO de Educação para a Ásia e o Pacífico, com sede em Bangkok, na Tailândia, está trabalhando para aprofundar entendimentos sobre educação multilíngue, baseados na língua materna, em toda a região e ainda mais longe. A educação em língua materna é uma força para a aprendizagem de qualidade – é também essencial para reforçar o multilinguismo e o respeito pela diversidade linguística e cultural nas sociedades que estão em processo de rápida transformação.

Desde 2000, tem ocorrido grande progresso para se alcançar os objetivos da Educação para Todos. Hoje, temos de olhar para frente – para concluir negócios inacabados e enfrentar novos desafios. O Dia Internacional da Língua Materna é um momento para todos nós levantarmos a bandeira da importância da língua materna para todos os esforços educacionais, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e alcançar os que continuam inalcançados. Todas as meninas e todos os meninos, todas as mulheres e todos os homens devem ter as ferramentas para participar plenamente da vida de suas sociedades – esse é um direito humano fundamental, assim como uma força para a sustentabilidade de todo o desenvolvimento.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página