26.10.2016 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2016

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro de 2016

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma oportunidade para celebrar a importância desse patrimônio para todas as mulheres, todos os homens e todas as sociedades.

27 de outubro marcou o dia em 1980, quando a Conferência Geral da UNESCO adotou a Recomendação sobre a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento – este é o primeiro instrumento internacional sobre a importância cultural e histórica de gravações de cinema e televisão, pedindo medidas decisivas para a sua preservação.

Essa é a sua história – não a perca.

Esse é o nosso tema deste ano.

Imagens em movimento, juntamente com gravações sonoras, são registros importantes de nossas vidas, contendo muito da nossa memória pessoal e social, o que é essencial para a identidade e o pertencimento. É por isso que esses elementos devem ser preservados e compartilhados como parte do nosso patrimônio comum. As histórias contadas por esse patrimônio são expressões poderosas das culturas e dos lugares, combinando experiências pessoais e coletivas e refletindo a busca por sentido que é compartilhada por todos. Esse patrimônio fornece uma âncora em um mundo em constante mudança, especialmente para comunidades locais, proporcionando registros de atividades culturais e refletindo a grande diversidade de expressões. Promovendo a coesão, os arquivos também são essenciais para os debates sobre as prioridades futuras, ao preservarem a diversidade de histórias e auxiliarem as gerações futuras a entender o que veio antes delas.

Os arquivos são o banco da memória coletiva da humanidade, mantido em muitas organizações públicas e privadas. Especialmente em áreas remotas, eles têm necessidade urgente de preservação. Nesse espírito, eu chamo os profissionais especializados em arquivos, organizações públicas e privadas, e todos os atores relevantes, para que tomem medidas urgentes para salvaguardar os trabalhos e registros audiovisuais como uma parte integral do nosso patrimônio comum. 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página