06.06.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Oceano - ”Um planeta, um oceano", juntos temos o poder de proteger o oceano

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Oceano, 8 de junho de 2014.

 

”Um planeta, um oceano" – juntos temos o poder de proteger o oceano

A importância do oceano para o desenvolvimento sustentável foi reconhecida na Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012 e está no centro das negociações da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O Dia Mundial do Oceano é uma oportunidade de celebrar a importância do oceano para a vida na terra e apoiar sua proteção.

Em tempos de ameaças crescentes, "negócios como de costume" não são mais aceitáveis – devemos mudar a maneira como entendemos, gerenciamos e fazemos uso dos recursos marinhos e das áreas costeiras.

Para isso, precisamos saber mais sobre o oceano e basear-nos em dados científicos mais sólidos, a fim de criar políticas para o oceano e as áreas costeiras que sejam sustentáveis e baseadas em ecossistemas.

Por meio de sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental, com base em 46 sítios marinhos do Patrimônio Mundial e na implementação da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, a UNESCO age na linha de frente dos esforços intergovernamentais para aprofundar políticas e pesquisas relacionadas aos oceanos.

A UNESCO trabalha para fortalecer a base de evidências para tomada de decisões mais nítidas sobre o oceano e para vincular a ciência de modo mais firme com políticas e sociedade. Isso inclui forte parceria com a sociedade civil. A UNESCO está apoiando uma plataforma abrangente de organizações não governamentais para elevar o perfil das questões relativas ao oceano no período que antecede as Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP), em Lima, em 2014, e em Paris, no próximo ano.

Simultaneamente, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), a Sociedade de Oceanografia e a Fundació Navegació Ocèanica Barcelona estão reunindo especialistas para dar forma à colaboração internacional em ciências marinhas e tecnologia na II Conferência Internacional de Pesquisas no Oceano, que acontecerá em novembro, em Barcelona, na Espanha. Em colaboração com uma variedade de agentes da ONU e de outras instituições, a UNESCO também está ativamente engajada na Avaliação do Oceano Mundial e no Programa de Avaliação de Águas Transfronteiriças do Fundo Global para o Meio Ambiente, a fim de aprimorar o conhecimento sobre o oceano e fornecer informação de base científica para os tomadores de decisão.


Todos esses esforços são importantes para mitigar os perigos do oceano e o impacto da mudança do clima, essenciais neste Ano Internacional dos Pequenos Países Insulares em Desenvolvimento. A UNESCO está totalmente comprometida em ajudar a preparar a III Conferência Internacional sobre Pequenos Países Insulares em Desenvolvimento, que ocorrerá em setembro, em Ápia, Samoa, com uma ênfase no engajamento dos jovens.

O oceano é essencial para o nosso bem-estar e o futuro de nosso planeta, e o Dia Mundial do Oceano é um momento para todos os governos e todas as sociedades juntarem forças para assegurar sua proteção.
Um planeta, um oceano – juntos temos o poder de proteger ambos.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página