21.03.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial da Água

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Água, 22 de março de 2019

O acesso à água segura é um direito humano e – juntamente com o acesso a instalações sanitárias – e impulsiona o desenvolvimento.

Contudo, quase um terço da população mundial não usa serviços de água potável administrados de forma segura, e apenas dois quintos têm acesso a serviços de saneamento geridos dessa forma.

É por isso que o tema do Dia Mundial da Água deste ano é “não deixar ninguém para trás”, que repercute as corajosas promessas da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Essa aspiração de alcançar até mesmo as pessoas mais vulneráveis é cada vez mais importante: a intensificação da degradação ambiental, a mudança climática, o crescimento populacional e a rápida urbanização – entre outros fatores – impõem desafios consideráveis à segurança hídrica.

Ainda assim, a água e o saneamento podem contribuir de modo significativo para o alcance do amplo conjunto de objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: da segurança alimentar e energética, até o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

Considerando o amplo impacto do acesso à água, o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR) deste ano – publicado pela UNESCO em colaboração com toda a família da UN-Water – tem como foco o tema de enfrentar os obstáculos do acesso à água, em especial para os mais desfavorecidos.

O Relatório defende que se dê um impulso à vontade política internacional para alcançar os marginalizados e para enfrentar as desigualdades existentes – sejam elas socioeconômicas, com base em gênero, ocasionadas por desafios específicos dos contextos urbanos ou rurais, ou decorrentes de qualquer outro fator.

Essa necessidade por mais solidariedade internacional é especialmente importante em certas regiões, como a África Subsaariana e o Sul da Ásia, onde o acesso a serviços básicos de fornecimento de água e saneamento continua a ser amplamente limitado.

Em um mundo cada vez mais globalizado, o impacto das decisões relacionadas à água atravessa as fronteiras e afeta todos, o que pede por uma governança hídrica abrangente.

Neste Dia Mundial da Água, a UNESCO reafirma seu compromisso de apoiar os governos em seus esforços para alcançar o acesso universal à água e ao saneamento para todos, sem discriminação.

Ao priorizar as pessoas mais necessitadas, nós seremos capazes de construir comunidades mais resilientes, sociedades mais igualitárias, e um muito mais pacífico e sustentável.

Leia mais:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página