23.10.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO promove a alfabetização midiática e informacional no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

A Conferência Europeia sobre Alfabetização Informacional (European Conference on Information Literacy – ECIL 2013), sob os auspícios da UNESCO, tem início hoje em Istambul (Turquia) para discutir as questões atuais, os desenvolvimentos recentes, os padrões, as técnicas, os desafios, as teorias e as boas práticas sobre alfabetização informacional. O encontro reúne pesquisadores, profissionais de informação, especialistas em mídia, educadores, formuladores de políticas públicas, empreendedores e todas as outras partes interessadas, de todas as partes do mundo.

Um importante palestrante na Conferência, Indrajit Banerjee, diretor da Divisão de Sociedades do Conhecimento do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO, apresentou uma estratégia multidimensional em alfabetização midiática e informacional (Media and Information Literacy – MIL). O sr. Banerjee destacou o papel vital que a MIL exerce para se alcançar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, bem como sua contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nas áreas de educação, empregos, meios de subsistência e boa governança.

O programa da Conferência é composto por uma variada gama de oficinas temáticas, sessões e debates sobre alfabetização informacional e seu papel na aprendizagem ao longo da vida. As questões relacionadas às articulações teóricas com outros tipos de alfabetização, como a alfabetização midiática e a alfabetização digital, serão discutidas por pesquisadores proeminentes que trabalham na área.

A Conferência é organizada pelo Departamento de Gestão da Informação da Universidade Hacettepe e pelo Departamento de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade de Zagreb. 
Mais detalhes sobre a Conferência e a lista de palestrantes podem ser encontrados no site da ECIL (em inglês).




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página