14.01.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Publicações da UNESCO agora estão disponíveis gratuitamente em um novo Repositório de Acesso Livre

A UNESCO lançou seu Repositório de Acesso Livre (Open Access Repository – OAR), disponibilizando gratuitamente online mais de 300 livros, relatórios e artigos. O OAR vai operar sob um novo sistema de licenciamento aberto, desenvolvido pela organização Creative Commons, especialmente para agências intergovernamentais.

“A nova ferramenta de licenciamento, desenvolvida com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e com as agências da ONU, disponibiliza, para as pessoas de todas as partes do mundo, uma grande riqueza de conhecimentos, que podem ser usados e reusados”, disse Ian Denison, diretor da Seção de Publicações e Gestão da Marca da UNESCO (ERI/DPI/PBM).

Esse lançamento acontece na sequência da decisão da UNESCO, tomada em abril do ano passado, de se tornar a primeira agência das Nações Unidas a adotar a política de Acesso Livre para suas publicações. Com isso, a Organização está disponibilizando suas publicações, sem custos, para milhões de pessoas ao redor do mundo. Essa mudança deve ocasionar um aumento significativo da circulação das publicações da UNESCO, assim como auxiliar na conscientização do público sobre a Organização e seu trabalho.

Atualmente, o Repositório conta com obras em 12 línguas, incluindo os relatórios mais importantes da UNESCO e publicações de pesquisas-chave. Assim como ocorrerá com as 300 publicações de Acesso Aberto, a UNESCO disponibilizará online centenas de outros relatórios e obras importantes.
Abrangendo uma ampla gama de assuntos de todas as regiões do mundo, esse conhecimento agora pode ser compartilhado pelo público em geral, profissionais, pesquisadores, estudantes e formuladores de políticas públicas. Todas as novas publicações serão disponibilizadas gratuitamente por meio de uma licença aberta de uso.

Por defender o Acesso Livre para suas publicações, a UNESCO consolida um dos objetivos fundamentais de uma Organização Intergovernamental: assegurar que todo o conhecimento produzido seja disponibilizado para o público mais amplo possível. De agora em diante, cada nova publicação realizada pela Organização será lançada com uma das licenças intergovernamentais da Creative Commons e, da mesma forma, passará a fazer parte do Repositório.

A UNESCO continuará a enriquecer essa base de dados com publicações anteriores selecionadas e com todas as novas obras.

****

Contato:
Ian Denison, diretor da Seção de Publicações e Gestão da Marca da UNESCO, i.denison(at)unesco.org

Contato para a imprensa:
Roni Amelan, Serviço de Imprensa da UNESCO
Tel: 33 (0)1 4568 1650; r.amelan(at)unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página