26.01.2016 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO divulga versão em português da nova Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte

Entre as inovações da Carta está um artigo sobre integridade no esporte que aborda assuntos como dopagem, jogo limpo ("fair play") e manipulação e combinação de resultados.

A Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte acaba de ser traduzida para o português e disponibilizada no site da UNESCO. A carta –lançada originalmente em 1978 – foi revista, atualizada e aprovada pelos países-membros durante a última Conferência Geral da Organização. Com isso, ela passou a incorporar conceitos mais atuais relacionados ao direito ao esporte e à prática esportiva.

Em sua primeira versão, a Carta tornou-se um marco internacional ao estabelecer, de forma inédita, o esporte e a educação física como um direito de todos. A versão lançada no final de 2015, que agora é disponibilizada em português, retoma esses princípios básicos e acrescenta dimensões com pouca presença na versão de 37 anos atrás, como a igualdade de gênero, a não discriminação e a inclusão.

O Artigo 10, sobre a integridade no esporte, é o mais inovador desta nova versão da Carta. Pela primeira vez, em um documento oficial da ONU, há menções mais explícitas a compromissos internacionais relacionados ao combate à dopagem no esporte, à promoção do jogo limpo (fair play) e ao combate à manipulação ou combinação de resultados em competições esportivas. 

A Carta também aborda a importância do conceito de atividade física como aliada fundamental na promoção de estilos de vida saudáveis; prega, entre outras recomendações, a necessidade de mais investimentos em políticas públicas e na educação física nas escolas; e reforça ainda mais o direito ao esporte para as pessoas com deficiência e a importância de profissionais qualificados na área. 

O ministro do Esporte, George Hilton, participou em nome do Brasil das discussões , durante a Conferência Geral da UNESCO, em Paris, em novembro do ano passado, que culminaram na aprovação do texto final da Carta Internacional. 

Leia a íntegra da Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página