08.11.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Conferência Geral da UNESCO: um laboratório global de ideias para mapear a futura cooperação multilateral, de 12 a 27 de novembro

Os 193 Estados-membros da UNESCO e os 10 Membros Associados se reunirão em Paris para a Conferência Geral da UNESCO, que este ano se tornará o laboratório mundial de ideias para novas abordagens multilaterais, abrangendo questões urgentes que vão do ensino superior à inteligência artificial

Durante a definição do programa e do orçamento da UNESCO para os próximos dois anos, a Conferência Geral sediará uma série de eventos políticos de grande importância, incluindo:

  • 12 de novembro (15h) – Os chefes de Estado e de governo serão esperados na UNESCO durante o evento de alto nível (RE)GENERATION, Rethinking multilateralism with young change-makers (em tradução livre, (RE)GERAÇÃO, Repensar o multilateralismo com os jovens responsáveis pela mudança). À medida que mulheres e homens jovens em todo o mundo demonstram o valor da solidariedade global ao trabalharem para sociedades mais inclusivas e sustentáveis, alguns de seus representantes discutirão as perspectivas dos jovens sobre cooperação global com chefes de Estados e governos e novas maneiras de envolver os jovens nas tomadas de decisão, promovendo suas aspirações e atendendo às suas expectativas.
  • 13 de novembro (15h) – Mais de 100 ministros de Educação participarão da Conferência Geral para uma Reunião Ministerial sobre Inclusão e Mobilidade, uma vez que a UNESCO deve adotar uma nova Convenção Global sobre o Reconhecimento de Qualificações do Ensino Superior para apoiar a Qualidade, a Inclusão e a Igualdade de Acesso. Em desenvolvimento desde 2011, a Convenção foi criada para ajudar cerca de 8 milhões de estudantes e professores, que buscam trabalho acadêmico fora de seus países de origem, a obter reconhecimento pelas habilidades adquiridas e pelo trabalho acadêmico realizado em diferentes nações.
  • 19 de novembro (9h) – A UNESCO sediará o maior encontro de ministros da Cultura desde a Conferência Intergovernamental de 1998 sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento. No Fórum de Ministros da Cultura, mais de 107 autoridades examinarão o lugar da cultura nas políticas públicas e no desenvolvimento sustentável. Seus debates se concentrarão nas soluções que a cultura pode trazer para enfrentar os desafios atuais: a construção da paz, a educação de qualidade, o emprego e a transformação social e urbana.

Com foco especial no envolvimento dos jovens, a Conferência Geral da UNESCO também sediará, em 18 de novembro, o 11º Fórum da Juventude da UNESCO – Espaços da Juventude em Ação!. Essa edição do Fórum se concentrará em boas práticas para envolver os jovens no trabalho da UNESCO. Servirá como uma plataforma de diálogo, compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de aprendizagem entre pares e cooperação entre a UNESCO, seus Estados-membros e os jovens responsáveis pela mudança.

A UNESCO apresentará em 22 de novembro uma nova publicação, Reporting on Violence against Women and Girls: a Handbook for Journalists, antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, observado anualmente em 25 de novembro. O Manual foi elaborado para aumentar a conscientização global com relação aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável, além de promover uma abordagem sensível nas reportagens sobre questões de gênero, em meio à crescente conscientização sobre a realidade da violência contra mulheres e meninas em quase todas as sociedades. O evento é apoiado pela Comissão Nacional da UNESCO no Canadá, a Delegação do Canadá para a UNESCO e a France Médias Monde.

À medida que o progresso tecnológico levanta questões sobre o papel e o impacto da inteligência artificial (IA) para nossas sociedades, a UNESCO está buscando uma reflexão sobre padrões éticos que orientem o desenvolvimento da IA. Refletindo essa preocupação, a UNESCO receberá o Youth Voices and the Future of Artificial Intelligence: Towards a Human-Centred Approach (Vozes da juventude e o futuro da inteligência artificial: em direção a uma abordagem centrada no ser humano, em tradução livre) em 18 de novembro. O painel de discussão contribuirá para a reflexão contínua da Organização sobre formas de
garantir que o progresso da IA não infrinja os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Pela primeira vez, a UNESCO fará uma convocação para a cerimônia “Convention’s Day”, marcada para o dia 15 de novembro (13h às 15h, Sala X), em que todas as delegações de seus Estados-membros estão convidadas a assinar as Convenções em que a UNESCO é depositária e entregar pessoalmente à diretora-geral seus instrumentos de ratificação.

Os direitos humanos serão o foco da celebração da UNESCO, em 20 de novembro, por ocasião do 30º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança. Haverá um debate internacional entre crianças e líderes políticos, ONGs e outras partes interessadas, na qual todos os convidados apresentarão propostas relativas aos direitos das crianças para os próximos anos.

Veja a agenda provisória completa aqui

Credenciamento obrigatório online




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página