24.10.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro de 2014

"Arquivos em risco – muito mais a fazer."

O tema do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2014 diz tudo – há muito mais a ser feito para assegurar a preservação, em longo prazo, do patrimônio mundial comum.

Documentos audiovisuais, como filmes e programas de rádio e televisão, proporcionam registros importantes dos séculos XX e XXI, auxiliando a manter a memória comum de toda a humanidade. Uma vez que grandes mudanças transformam a maneira pela qual a informação e os recursos são gerados, acessados e gerenciados, e à medida que uma quantidade crescente de material audiovisual emerge na forma digital – incluindo e-mails, blogs, redes sociais e sites eletrônicos – todo o patrimônio audiovisual entra em perigo. Milhões de filmes, discos e fitas de áudio e vídeo correm o risco de virarem pó, desvanecendo gradualmente e desaparecendo.

Para responder a isso, devemos reconhecer e nos conscientizar sobre esses desafios – essa é a importância do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Devemos também desenvolver novas abordagens para programas de arquivamento e treinar arquivistas a fim de adaptarem-se a um ambiente político, tecnológico e cultural em transformação. Profissionais da área de preservação desses materiais devem receber todo o apoio necessário para salvaguardar o patrimônio audiovisual da humanidade.

Esses objetivos guiam todas as ações da UNESCO por meio do programa Memória do Mundo, lançado em 1992 para proteger e promover o patrimônio documental mundial por meio de estratégias aperfeiçoadas para preservação e acesso. Tudo isso é feito com base no abrangente conjunto de instrumentos internacionais que a UNESCO tem construído para proteger esse patrimônio, cuja implementação apoiamos ao desenvolvermos capacidades tanto locais quanto nacionais. Isso é especialmente importante em situações de crise ou catástrofes.

Devemos agir agora para assegurar que as futuras gerações possam desfrutar do patrimônio audiovisual da humanidade. É essencial compartilhar esse patrimônio, que contém lições, informações e conhecimento. Esse é o motivo pelo qual os arquivos são tão importantes, funcionando como guardiões de nossa memória coletiva e garantindo o direito à verdade, assim como o "direito ao saber".

Nesse espírito, clamo a todos os governos a fortalecerem as políticas nacionais, a fim de preservar e dar acesso ao patrimônio audiovisual em todas as suas formas, além de apoiar atividades profissionais para a identificação e a preservação de coleções de valor permanente. Esta é a mensagem da UNESCO no Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2014.

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página