18.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Nações Unidas e OEI participam da Conferência Nacional de Educação 2014

A CONAE acontece entre os dias 19 e 23/11/2014, em Brasília (DF), e a UNESCO no Brasil participa da mesa sobre exclusão, culturas juvenis e currículos no Ensino Médio.

Delegações de todo o país, formadas por educadores, gestores e representantes da sociedade civil, estarão presentes na Conferência Nacional de Educação (CONAE) entre os dias 19 e 23/11/2014, em Brasília (DF). O espaço democrático e participativo dedicado ao aprimoramento da educação nacional conta com a presença da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO no Brasil, que organizou a participação de outras instituições das Nações Unidas, e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

No sábado, dia 22/11, às 16h, acontece a mesa de interesse Diálogos sobre Exclusão, Culturas Juvenis e Currículos no Ensino Médio, promovida pela UNESCO no Brasil em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e com a OEI. A UNESCO também está contribuindo com a programação cultural da CONAE, trazendo os artistas populares para o espaço da Conferência.

Nesse ano, o tema da CONAE será O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

“Criar espaços democráticos e participativos para discutir a educação no Brasil é fundamental para se alcançar a educação de qualidade que desejamos. A UNESCO está disposta a contribuir com a Conferência em todos os aspectos necessários”, afirma Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil.

Repensando a educação

 O Brasil vive um cenário onde as taxas de abandono (9,1%), reprovação (12,2%), distorção idade-série (31,1%) no Ensino Médio são bastante elevadas, de acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2012, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A fim de transformar essa realidade, urge refletir sobre quais os caminhos possíveis para oferecer uma educação que atenda às necessidades dos adolescentes, que hoje representam 11% da população brasileira.

A mesa de interesse Diálogos sobre Exclusão, Culturas Juvenis e Currículos no Ensino Médio, organizada pela UNESCO em parceria com UNFPA, UNICEF, PNUD, ONU Mulheres e OEI, pretende colaborar com a discussão sobre os caminhos possíveis para uma educação de qualidade. Participam do debate os adolescentes Iana Mallmann e Walisson Lopes de Souza, conselheiros escolares e integrantes do Projeto Onda, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC); Miriam Abromovay, coordenadora da área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), e Marilza Regattieri, consultora educacional da Raiz Projetos e Soluções, discutindo sobre o currículo integrado no Ensino Médio. A coordenação será de Francisco Aparecido Cordão, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara da Educação Básica (CEB).

Os objetivos da mesa são debater sobre a qualidade educacional no Ensino Médio, a democratização do acesso e permanência, garantia de aprendizagem, a inserção no mercado de trabalho e a importância da participação juvenil, e ainda discutir uma proposta educacional sintonizada com a diversidade dos adolescentes e jovens e suas diferentes formas de vivenciar essa etapa da vida. A atividade se insere no Eixo IV da CONAE, que dispõe sobre a Qualidade da Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Para obter mais informações sobre a atuação da UNESCO e demais agências das Nações Unidas na área da educação, as organizações convidam a todos os interessados para uma visita ao estande da ONU e OEI na Conferência.

Agenda:

Mesa de interesse: Diálogos sobre Exclusão, Culturas Juvenis e Currículos no Ensino Médio
Data: 22/11/2014, das 16h às 18h
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Sala 12
Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 02, conjunto 63, lote 50, Brasília (DF)


Informações para a imprensa:

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org, 61-2106 3536

http://www.unesco.org/brasilia
http://www.facebook.com/unescobrasil
http://www.twitter.com/unescobrasil




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página