06.03.2014 - UNESCOPRESS

UNWTO, UNODC e UNESCO lançam campanha antitráfico

A Organização Mundial do Turismo (The World Tourism Organization - UNWTO), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) uniram suas forças para promover uma campanha mundial pedindo aos viajantes que apoiem a luta contra as várias formas de tráfico. A Campanha foi apresentada ao Setor de Turismo na International Tourism Bourse (ITB), em Berlim (5 de março de 2014).

A UNWTO, o UNODC e a UNESCO lançam a campanha Suas Ações Contam – Seja um Viajante Responsável, que visa a conscientizar sobre as formas mais comuns de tráfico ilícito de bens e serviços, às quais os turistas podem ser submetidos quando viajam. A campanha fornece diretrizes para se reconhecer situações de tráfico de pessoas, animais silvestres, artefatos culturais, drogas ilícitas ou produtos falsificados. Além disso, a campanha convida os viajantes a tomarem atitudes sobre escolhas responsáveis de consumo.

“Os turistas são cidadãos do mundo e, com mais de um bilhão de turistas viajando pelo mundo a cada ano, é necessário que eles se tornem uma força positiva. Realizar as escolhas éticas certas, como consumidores, reduz a demanda por produtos ilegais e contribui para a preservação de bens naturais e culturais que formam uma parte inestimável do patrimônio das comunidades e das pessoas que nós visitamos”, afirmou o secretário-geral da UNWTO, Taleb Rifai, durante o lançamento da campanha.

O diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, enfatizou a importância de se informar os viajantes sobre o destino do seu dinheiro quando compram produtos ilícitos: “Os viajantes têm a responsabilidade de não contribuir com os lucros gerados pelo crime organizado. Seja isso relacionado à venda de pessoas, animais, drogas, artefatos culturais ou produtos falsificados, é importante que os viajantes entendam totalmente a natureza exploradora dessas atividades. Campanhas de conscientização como esta são essenciais para que os consumidores em potencial sejam informados sobre os efeitos adversos de suas decisões de compra”.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, declarou que a proteção do patrimônio cultural é inseparável da proteção das pessoas. “Os turistas são alvos fáceis para os traficantes que vendem artefatos culturais de procedência duvidosa”, disse a sra. Bokova. “Normalmente, eles não têm consciência de que esses ‘souvenires’ podem ser patrimônios roubados – furtados de suas origens, escavados ilegalmente de sítios arqueológicos ou negociados por indivíduos inescrupulosos que oferecem pagamento irrisório. Essas perdas podem resultar em grande prejuízo e sofrimento para seus proprietários de direito, de cujas identidades e valores culturais esses bens são parte intrínseca”.

A campanha Suas Ações Contam – Seja um Viajante Responsável contribuirá para o objetivo da ONU de combater o crime organizado, assim como para apoiar o Código Global de Ética para o Turismo da UNWTO.

A campanha é lançada com o apoio das seguintes instituições: Marriott International e Sabre Holdings, as primeiras empresas turísticas a serem parceiras na campanha, promovendo essa importante mensagem entre seus milhões de clientes. A Marriott vai compartilhar a mensagem antitráfico com seus hóspedes, funcionários e membros do programa Marriott Rewards, por meio de seus sites internos e externos, boletins de notícias, e-mails de confirmação de reservas, boletins dos membros do Marriott Rewards, blogs e mídias sociais. A Sabre apoiará a campanha por meio de quatro ações e produtos voltados para os consumidores – Travelocity, lastminute.com, TripCase e GetThere –, assim como por meio de comunicados externos, direcionados a suas partes interessadas, e internos, para seus funcionários.

Além das lideranças das três organizações das Nações Unidas, participaram do lançamento da campanha Pascal Lamy, novo presidente do Comitê Mundial sobre Ética no Turismo e ex-diretor executivo da Organização Mundial do Comércio (OMC), Kathleen Matthews, vice-presidente executiva e chefe mundial do Escritório de Comunicação e Relações Públicas da Marriott International, e Alex Alt, presidente e diretor de gerenciamento da Sabre Hospitality Solutions.

Pascal Lamy apoiou totalmente a iniciativa: “À luz do número crescente de turistas internacionais, nós devemos promover um comportamento mais ético e responsável entre os viajantes. Portanto, eu coloco como prioridade do Comitê o apoio a essa campanha de conscientização liderada pela ONU, informando turistas sobre como eles podem participar da luta mundial contra o tráfico”, disse ele. “O foco central do Comitê será atingir os jovens, disseminando a mensagem antitráfico às futuras gerações de viajantes”. “Nós sabemos que o nosso ramo de atividade pode exercer um papel importante para ajudar a acabar com o tráfico, ao disseminar a mensagem desta campanha ao público viajante. A Marriott vai compartilhá-la com mais de 80 milhões de clientes e com a nossa força de trabalho mundial, de aproximadamente 325 mil funcionários. Convidamos outros líderes do setor de viagens a juntarem-se a nós e às agências das Nações Unidas neste esforço crucial”, disse Kathleen Matthews.

Bruce Charendoff, vice-presidente sênior de Relações Governamentais e Externas da Sabre, disse: “Combater o tráfico humano é uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social da Sabre e, portanto, nós aproveitamos a oportunidade de nos tornarmos parceiros das Nações Unidas para conscientizar milhões de viajantes que atendemos ao redor do mundo sobre esse crime, muito difundido atualmente. Vamos compartilhar, de forma ampla, a mensagem da campanha Viajantes Responsáveis nas nossas ferramentas de reservas online Travelocity e lastminute.com, no nosso aplicativo móvel TripCase, assim como por meio do nosso serviço de reservas corporativo GetThere, para as empresas que quiserem participar. Normalmente, os traficantes usam em suas atividades participantes involuntários do ramo de viagens. Ao trabalharmos juntos, podemos educar os viajantes e os trabalhadores da indústria do turismo e, assim, começar a erradicar esse crime vicioso. Além disso, poderemos dar esperança às suas vítimas”.
 

Links úteis (em inglês):


Contatos:

UNESCO

UNESCO Media Relations: Sue Williams
Tel: (+33 1 ) 4568 17 06 / Cell: (+33 6) 15 92 93 62
s.williams(at)unesco.org

 

UNWTO

UNWTO Senior Media Officer: Marcelo Risi
Tel: (+34) 91 567 81 60 / mrisi(at)UNWTO.org

UNWTO Communications & Publications Programme

Tel: (+34) 91 567 8100 / Fax: +34 91 567 8218 / comm(at)UNWTO.org

UNODC

 UNODC Head of Communications and Advocacy: Alun Jones

Tel: (+43) 699 1459 5726 / alun.jones(at)unodc.org

 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página