29.11.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Violência nas escolas reproduz violência na sociedade

© TV Globo

Em Brasília, dois casos de agressão chamaram a atenção do país. Na maior universidade da capital, um professor acabou no hospital após ser agredido por um estudante. Em uma escola pública de ensino básico, um aluno foi morto a facadas pelo colega. “A violência nas escolas reproduz a violência na sociedade, não é um fenômeno intramuros isolado”, afirma a coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.

Segundo a educadora, os ambientes escolares deixaram de ser lugares protegidos e muitos pais perderam a tranquilidade ao levar os filhos à escola. Ela destaca que a ausência de regras claras de convivência entre alunos e professores contribui para o aumento da violência.

Para o professor da faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Universidade Católica Célio da Cunha, há uma profunda crise de valores humanos. “A violência na escola vem da Idade Média, é uma prática inconcebível no século XXI. A escola tem que refletir uma cultura de respeito da merendeira ao diretor”, diz. Cunha defende que é preciso recuperar a dimensão humana da educação, que foi transformada em um negócio. (Fonte: Globo News).

Clique agui para assistir ao vídeo e para ler a notícia completa (Globo News).




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página