27.10.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, pela ocasião do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro de 2013.

Estamos testemunhando um momento histórico crucial quanto ao impacto da tecnologia: quanto mais facilidade se tem de capturar, de editar e disseminar imagens e sons em todo o mundo, torna-se mas difícil salvaguardar esses imensos fluxos de dados.

A crescente influência da tecnologia digital no setor audiovisual está revolucionando conceitos tradicionais de compartilhamento de informações, diálogo intercultural e entendimento mútuo. Além disso, também está redefinindo nossa relação com documentação e mudando a natureza do trabalho de preservação. A produção audiovisual digital, na forma de gravação ou digitalização, é frequentemente vista como uma solução milagrosa na salvaguarda de certas formas de patrimônio, mas devemos garantir que as gerações futuras tenham acesso às gravações que deixamos. Alguns dos softwares usados largamente no momento não existiam há 10 ou 20 anos atrás – qual será seu futuro no decorrer da história?

Nesse contexto, as instituições responsáveis pela salvaguarda de nosso patrimônio audiovisual – videotecas e arquivos privados e públicos, instituições nacionais e internacionais – têm uma dupla missão: fomentar a salvaguarda do patrimônio audiovisual, em conjunto com os dispositivos necessários para sua leitura, e pensar com cuidado no futuro do patrimônio digital audiovisual.

Cada dispositivo de gravação tem algo a dizer sobre a era e a sociedade em que foi criado – projetores de slides, câmeras, discos de vinil e fitas cassete contam histórias sobre o estilo de vida de seu tempo. A tecnologia digital não é exceção. Ela retrata sociedades compulsivamente ávidas por imagens e sons, em que cada evento público ou privado da história pode ser documentado de mil maneiras, embora, por vezes, usando memória de curto prazo. Autoridades públicas têm um papel essencial no apoio ao desenvolvimento de tecnologias e em seu impacto social e cultural.

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma oportunidade para refletir e agir, para oferecer às futuras gerações meios de compreender suas origens, da mesma maneira que podemos, no presente, assistir a uma versão restaurada de um filme de Charlie Chaplin ou ouvir as gravações de trabalhadores indo embora da fábrica no início do século XX. O programa Memória do Mundo da UNESCO leva adiante essa ambição em nome da comunidade internacional e, neste dia, convoco todos os Estados-membros, assim como todos nós, como produtores e consumidores de imagens e sons, e as instituições responsáveis por salvaguardá-los, a unir forças para proteger e compartilhar nossa riqueza audiovisual comum. 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página