01.11.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Mundial da Filosofia destaca o papel do trabalho na transformação do ser humano e da sociedade

Evento gratuito, promovido pela Nova Acrópole com a parceria da UNESCO no Brasil, acontece no dia 11/11/2017 em Brasília e 18/11/2017 em outras 16 cidades com painéis, palestras, exposição de fotografias e apresentações artísticas.

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra nos dias 11 e 18/11/2017, o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é "O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade". O objetivo é mostrar como uma vida inspirada por ideais humanos transforma o trabalho em serviço, estimula a vocação de cada um e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.

Quando o ser humano trabalha de maneira consciente para transformar a si mesmo, apoiar o desenvolvimento de outros e transformar o meio em que vive, ele se depara com o sentido mais profundo do trabalho, que é a participação ativa e consciente no processo de manifestação e desenvolvimento da vida.  

Talvez o maior problema de hoje seja não só a falta de sentido por trás do trabalho, mas a falta de sentido maior para a vida e a falta de equilíbrio nos projetos individuais. Um ser humano completo necessita exercitar as suas várias dimensões, e entre elas, fundamentalmente o trabalho.

É preciso valorizar as atividades do cotidiano, as atividades próprias da vida e dar a elas um sentido. Quando o ser humano consegue colocar o melhor que possui em todo trabalho que realiza, é capaz de se realizar de maneira mais plena. O trabalho e a filosofia (o refletir) se unem, caminham lado a lado, para tornar a vida cheia de propósito, crescimento e motivação.

Concurso Nacional de Fotografia

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promove o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”, que tem como tema deste ano “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro.

Os locais e datas de exposição serão anunciadas no site:  www.diamundialdafilosofia.com.br.

***

  • Serviço


Dia Mundial da Filosofia
"O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade"


Agenda Brasília

Data: 11/11/2017

Local: Museu Nacional da República

Programação:

10h30 - Apresentação conjunta da Orquestra para o Bem e Movimento Sinfônico 

16h - Choro ao Ar Livre

16h30 - Esquetes filosóficas sobre o trabalho

17h – Palestra ´Voluntariado: uma nova visão do trabalho´, Profa. Lúcia Helena Maya

18h - Painel: "O Trabalho como Ferramenta de Transformação"

19h30 - Resultado do II Concurso de Fotografia "O Olhar do Pensador" 

Seleção do Juri - 1º, 2º e 3º lugar

19h30 - Palestra Magna "O Trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade" com o Prof. Luis Carlos Marques - Diretor de Nova Acrópole no Brasil

 

As programações do Dia Mundial da Filosofia nas outras 16 cidades podem ser acessadas em: www.diamundialdafilosofia.com.br.

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil. 

Sobre a UNESCO:

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação.

No Brasil, a UNESCO atua em projetos para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz. A UNESCO trabalha por meio de cooperação técnica, em parceria com os três níveis de governo – federal, estaduais e municipais -, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as universidades e o setor privado.

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos.

 

Informações para a imprensa:

  • Nova Acrópole

Rafaela Seroa, rafaseroa(at)gmail.com, Tel: (61) 98513 4179

  • UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99966-3287

Fabiana Pullen, f.sousa(at)unesco.org, (61)2106-3596




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página