13.02.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Mundial do Rádio é celebrado com participação de internautas de todo o país

Mensagens de áudio sobre diálogo, tolerância e paz – tema mundial da data para este ano – enviadas pelos seguidores da UNESCO no Brasil são publicadas nas redes sociais e disponibilizadas para emissoras de rádios.

No Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro, a Representação da UNESCO no Brasil anuncia as seis mensagens de áudio selecionadas que foram enviadas por internautas e ouvintes de rádio, respondendo à pergunta: “Qual é a mensagem de diálogo, tolerância e paz que você enviaria ao mundo por meio do rádio?

Realizada pelas redes sociais, a campanha recebeu áudios de até 30 segundos de várias partes do Brasil. Os selecionados foram: Arquimedes Onofrio Pereira (Campina Grande – PB), Deise Fanfa (Passo Fundo - RS), João Batista Motta (Tiangua – CE), Raquel Valéria Fernandes (Belo Horizonte – MG), Marcelo Sá (Orós – CE), e Simone Fagundes (Porto Alegre – RS). 

Os áudios foram postados no InstagramFacebook e Twitter e as rádio podem solicitar as mensagens pelo email gcomunicacao(at)unesco.org.br, para veicularem em suas emissoras. Ao participarem da campanha, todos os áudios tiveram automaticamente cedidos seus direitos para uso institucional da Organização. 

Por ocasião da data, também foi prestada uma homenagem ao jornalista Ricardo Boechat, que teve grande destaque no radialismo do país. Boechat fez do rádio a sua vocação e foi um profissional extremamente comprometido com os ideais de liberdade de imprensa e de expressão, temas importantes do mandato da UNESCO. O jornalista faleceu na última segunda-feira (11/02/2019).

Aproveitando o tema da celebração deste ano – Diálogo, Tolerância e Paz – é lançada a versão em português da publicação Escrever a Paz, que apresenta diversas palavras, entre elas ‘paz’, em mais de 20 sistemas de escrita. A publicação se inspirou na exposição “Writing Peace” (“Escrever a paz”), que foi inaugurada no Dia Internacional da Paz (21/09/2012), na sede da ONU, em Nova York. Uma vez que a escrita é uma das ferramentas de diálogos que podem ser aliados importantes no alcance da paz, a publicação busca fornecer uma viagem por diversas culturas por meio de seus alfabetos.

Sobre o Dia Mundial do Rádio

A data é uma oportunidade para celebrar este eficiente e inclusivo meio de comunicação, para ampliar a cooperação internacional entre radiodifusores, e ainda para encorajar as redes e as comunidades do rádio a promoverem o acesso à informação e a liberdade de expressão por meio das ondas sonoras.

Esta é a sétima edição da celebração. O Dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013 e lembra a importância deste veículo de comunicação que pode fomentar diálogos e promover mudanças positivas no mundo todo. 

Para celebrar a data, a sede da UNESCO também colocou no ar um hotsite com interatividade, agenda de eventos e informações sobre o Dia cujo tema neste ano é: “diálogo, tolerância e paz”. Para ter acesso ao conteúdo basta ir ao link https://www.diamundialradio.org.

Veja também:

 

***

Informações para a imprensa:

UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99966-3287

Fabiana Pullen, f.sousa(at)uensco.org, (61)2106-3596 ou (61)99848-8971




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página