03.10.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Mundial dos Professores

A educação de qualidade exige professores bem formados

Salas de aula superlotadas, formação docente inadequada, falta de desenvolvimento profissional durante a carreira: todos esses fatores têm um efeito negativo na aprendizagem. O Dia Mundial dos Professores, comemorado todos os anos em 5 de outubro, tem como foco este ano o direito à educação, que significa o direito a professores qualificados. Nesta ocasião, vários eventos estão sendo organizados nos dias 4 e 5/10/2018, na sede da UNESCO.

Professores bem formados são essenciais para a qualidade da educação. Porém, professores que não receberam a formação pedagógica exigida para ensinar estudantes estão em atividade atualmente. De acordo com dados de 2017 do Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO-UIS), 85% dos professores da educação primária em todo o mundo são formados. Contudo, esse número esconde disparidades regionais significativas. Por exemplo, na África Subsaariana, apenas 64% dos professores primários têm formação. No Sul da Ásia, essa taxa alcança 71%.

Essa situação é ainda mais preocupante, uma vez que a falta de qualificação dos professores muitas vezes é combinada com a superlotação das salas de aula. A África Subsaariana apresenta a proporção de 38 estudantes para cada professor na educação primária, comparado a 35 estudantes no Sul da Ásia (fonte: UNESCO-UIS).

A formação de professores estará no centro dos eventos organizados na sede da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial. No dia 04/10, será lançada a publicação “Improving the quality of teacher education in sub-Saharan Africa” (Melhorar a qualidade da capacitação docente na África Subsaariana, em tradução livre), das 10h00 às 12h00 (horário de Paris, França), na Sala II.

No dia 05/10, será realizado um debate sobre professores e o direito à educação (10h-12h, Sala II), antes da cerimônia oficial, que será aberta pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay (14h, Sala I). A cerimônia será seguida pela entrega do 5º Prêmio UNESCO Hamdan bin Rashid Al Maktum para a Excelência Acadêmica (UNESCO-Hamdan bin Rashid Al-Maktoum Prize) aos laureados selecionados. Nesse prêmio reconhece projetos que realizaram uma contribuição notável para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Celebrado todos os anos desde 1994, o Dia Mundial dos Professores (World Teachers’ Day) comemora a assinatura da Recomendação de 1966 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)/UNESCO relativa à Situação do Pessoal Docente. O Dia é organizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a OIT e a federação internacional de professores Education International.

Desde a aprovação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação e o seu alcance até 2030, o Dia Mundial dos Professores também tem sido uma oportunidade para realizar um balanço das conquistas e para promover a profissão docente. O Dia é marcado por um evento internacional na sede da UNESCO e por vários eventos realizados no resto do mundo.

 

Links em inglês;

Contato de imprensa: Agnès Bardon, UNESCO Press Service. Tel : +33 (0) 1 45 68 17 64, a.bardon@unesco.org.

Credenciamentos: Djibril Kébé, UNESCO Press Service. Tel : +33 (0) 1 45 68 17 41, d.kebe@unesco.org

<sub></sub>




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página