25.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Mundial dos Professores 2013

Dia Mundial dos Professores: por que 5 de outubro?

Em 1994, a UNESCO estabeleceu o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores, em celebração ao grande feito em favor desses profissionais em 1966, quando uma conferência intergovernamental especial organizada pela UNESCO, em Paris, em cooperação com a OIT, adotou a Recomendação da UNESCO/OIT relativa à Condição Docente.

Essa Recomendação estabelece os Direitos e as responsabilidades dos professores, e padrões internacionais para a sua formação inicial e educação continuada, recrutamento, emprego, e condições de ensino e aprendizagem. Também inclui muitas recomendações para a participação dos professores nas decisões educacionais, por meio de consultas e negociações com autoridades educacionais. Desde sua adoção, a Recomendação tem sido considerada um importante conjunto de diretrizes para promover a condição docente tendo em vista a educação de qualidade.

Além disso, no dia 5 de outubro é celebrada a adoção pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação da UNESCO Relativa à Condição dos Docentes da Educação Superior.

Por que um dia para os professores?

O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente no dia 5 de outubro, é uma iniciativa da UNESCO, um dia dedicado à apreciação, avaliação e melhoria dos educadores do mundo. O verdadeiro objetivo é reservar um tempo para tratar das questões pertinentes aos professores. É estranho pensar que uma das profissões mais importantes e vitais para a sociedade não receba o respeito que merece em algumas partes do mundo.

O Dia Mundial dos Professores é uma extensão natural do trabalho que a UNESCO faz o ano todo de promover os professores, garantindo que essa profissão, tão essencial para o bom funcionamento da sociedade, para uma sociedade “saudável”, seja reconhecida. Os professores são um indicador normativo da “saúde” da sociedade.

Por que um dia internacional? Cada país não apresenta questões muito específicas?

Os professores produzem cidadãos mundiais. Assim, eles são professores mundiais que precisam situar seus avanços em âmbito mundial. O Dia Mundial dos Professores é uma oportunidade para se repensar as questões nacionais, considerando o professor a partir de uma perspectiva internacional para referenciar o progresso feito por docentes nacionais em um contexto mundial. A UNESCO fornece o melhor contexto mundial para se tratar e trocar ideias através das fronteiras.

O que podemos fazer?

Todos podem ajudar, celebrando a profissão docente, promovendo a conscientização sobre as questões docentes, garantindo que o respeito pelos professores seja parte da ordem natural das coisas. Devemos aproveitar a oportunidade do dia para discutir, comparar, aprender, argumentar, compartilhar e melhorar essa profissão.

Parceiros de todo o mundo celebram e organizam eventos para o Dia Mundial dos Professores. Você pode entrar em contato com a UNESCO (wtd(at)unesco.org) para descobrir quem está organizando um evento próximo de você, ou para organizar seu próprio evento local no Dia Mundial dos Professores no próximo ano.

Formação de qualidade para os professores

Educação de qualidade requer um número suficiente de professores bem treinados. A UNESCO trabalha para tratar dos desafios mundiais dos professores, e esforça-se para mobilizar e prestar assistência a seus Estados-membros na implementação de políticas nacionais relativas à formação docente, bem como para melhorar o status e as condições de trabalho dos professores.

Prioridades estratégicas da UNESCO

  • Preencher a lacuna da falta de professores

O foco está no desenvolvimento da capacidade dos sistemas de ação docente para treinar e adequar o número de professores qualificados, especialmente em países onde a falta de professores está combinada com a baixa capacidade de treinamento. São promovidas estratégias diversificadas de formação de professores, incluindo soluções com apoio de TIC, como aprendizagem aberta e a distância. Suporte técnico adequado é fornecido aos formadores (treinadores) do professorado para elevar suas competências e assegurar que seus perfis profissionais e abordagens pedagógicas estejam alinhadas com os mais recentes desenvolvimentos das ciências e das pesquisas educacionais.

A UNESCO continua a fortalecer as capacidades dos Estados-membros para avaliar suas necessidades pedagógicas e desenvolver políticas baseadas em evidências em relação ao recrutamento, formação, desenvolvimento gerencial e profissional dos docentes, enquanto facilita a provisão de mecanismos de retorno (feedback) para que as práticas e os pontos de vista docentes também possam servir de insumo para as políticas.

  • Elevar a qualidade docente

Está comprovado que o reforço do desenvolvimento profissional docente, incluindo soluções que utilizam TIC, é uma estratégia efetiva para melhorar o ensino. Dependendo das necessidades do país, a prioridade é dada à alfabetização na educação primária (leitura, escrita e cálculo), e matemática e ciências na educação secundária, bem como temas transversais – com abordagens de gênero, HIV/Aids, educação para o desenvolvimento sustentável e integração de TIC.

A UNESCO promove a disseminação das melhores práticas no apoio aos professores visando a melhores resultados de ensino e aprendizagem, especialmente para novos profissionais que precisam avançar na carreira, enquanto desenvolvem suas práticas diárias de ensino.

A UNESCO trabalha para fortalecer a capacidade de líderes escolares com o objetivo de orientar e apoiar os professores, ao identificar as melhores práticas e as características críticas de liderança escolar para a aprendizagem de qualidade.

Mais informações:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página