Pequisa O Perfil dos Professores no Brasil: o que fazem, o que pensam, o que almejam

O livro "O perfil dos professores brasileiros: O que fazem, o que pensam, o que almejam" apresenta um retrato dos professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, nas 27 Unidades da Federação.

O estudo foi construído a partir de questionários respondidos por 5 mil professores, sendo 82% da rede pública e 18% da rede privada. Eles representam 1.698.383 docentes.

A pesquisa analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional.

Aborda a realidade cotidiana em que vivem, bem como suas perspectivas e aspirações profissionais e suas visões sobre questões emergentes na sociedade (comportamento ético, expressões juvenis, discriminação, criminalidade) e que estão relacionadas com seu trabalho. Finalmente, considera aspectos que interferem na identidade profissional.

Os resultados mostram fortes desigualdades regionais e as diferenças entre professores de escolas privadas e públicas. De um modo geral, os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais inferiores aos das escolas privadas.

Com base nos dados levantados e no fato de que a trajetória dos professores é determinante para a definição de políticas voltadas para eles e para a melhoria da educação no Brasil, a pesquisa destaca a necessidade de se desenvolver ações que superem os desequilíbrios observador por região, por porte de município e dependência administrativa das escolas.

Esta obra impressa se encontra esgotada na Representação da UNESCO no Brasil. Como a mesma foi largamente distribuída em variadas localidades brasileiras, para universidades federais, bibliotecas públicas e universitárias e várias entidades governamentais federais, estaduais e municipais, sugerimos que se dirija a alguma destas instituições para poder ter acesso a esta publicação. Mas a publicação se encontra disponível em pdf para donwload gratuito:

Informações adicionais sobre a publicação

Voltar ao topo da página