América Acessível: Informação e Comunicação para Todos

O América Acessível: Informação e Comunicação para Todos é um simpósio regional sobre acessibilidade das TIC para Pessoas com Deficiência que será realizado de 12 a 14 de novembro de 2014 em São Paulo, Brasil.

O evento é  organizado pela União Internacional das Telecomunicações, UIT, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e pela Representação da UNESCO no Brasil, com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, que sediará o evento a ser realizado no Hotel Holiday Inn Park Anhembi.

O objetivo desta conferência é propor uma série de Recomendações para fomentar a acessibilidade das TIC na região das Américas, com metas factíveis de serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. O evento abordará os desafios e oportunidades relacionados com a acessibilidade de telefones móveis e serviços, televisão e sites, acesso público e contratos públicos, bem como inovação na acessibilidade das TIC e na radiodifusão.

Experiências de sucesso no continente americano e no mundo demonstram que investir em tecnologias, em criatividade e em gestão voltados a esse público é benéfico para toda a sociedade. Tornar as TIC acessíveis possibilita às pessoas com deficiência exercerem sua cidadania e participarem ativamente da vida pública, melhorando índices de saúde, educação, desemprego e renda nos países. Aos governos, o alcance de seus serviços é ampliado e se torna possível promover o Direito à Comunicação e à Informação às pessoas com deficiência. Já a as empresas de comunicação e a indústria cultural podem contar com um grande público para o consumo de produtos da informação e do entretenimento.

A discussão sobre a aplicação dessas tecnologias nos contextos dos países americanos será de fundamental importância para o debate mundial, pois fornece insumos para a Conferência Internacional da Exclusão ao Empoderamento – O Papel das Tecnologias de Comunicação e Informação para as Pessoas com Deficiência, organizada pela UNESCO em Nova Déli, Índia, de 24 a 26 de novembro de 2014.

Voltar ao topo da página