Recursos Educacionais Abertos (REA)

Jonathas Mello, Creative Commons CC-BY
Logo OER 2012

Os REA são materiais para ensinar, aprender e pesquisar, que estão em domínio público ou são publicados com licença de propriedade intelectual que permita sua livre utilização, adaptação e distribuição. 

A UNESCO acredita que o acesso universal à educação de alta qualidade é a chave para se construir a paz, o desenvolvimento social e econômico sustentável, e o diálogo intercultural. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) oferecem uma oportunidade estratégica para melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar o diálogo sobre políticas públicas, o compartilhamento de conhecimento e a capacitação. 

Em 2001, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em uma iniciativa sem precedentes, anunciou a liberação em acesso livre, na internet, de quase todos os seus cursos. Com o aumento do número de instituições que oferecem cursos livres e abertos, em 2002, a UNESCO organizou o Primeiro Fórum Global em REA (1st Global OER Forum), no qual foi adotada a expressão Recursos Educacionais Abertos (REA). 

Com o apoio da Hewlett Foundation, a UNESCO criou uma comunidade mundial em REA (OER Community wiki) em 2005, para compartilhar informação e trabalhar de forma colaborativa em questões relativas ao uso de Recursos Educacionais Abertos. A UNESCO está desenvolvendo uma nova e inovadora Plataforma em REA, que oferecerá publicações da Organização selecionadas como REA, e permitirá que comunidades de prática, incluindo professores, estudantes e profissionais em educação, possam copiar, adaptar e compartilhar seus recursos livremente.

Em parceria com instituições europeias importantes na área, a UNESCO é membro da iniciativa Open Educational Quality (OPAL) , para desenvolver um Marco de Práticas de REA, que melhoram a qualidade e a inovação na educação.

Voltar ao topo da página