Acesso universal à informação

O acesso universal à informação e ao conhecimento é fundamental para a construção da paz, do desenvolvimento social e econômico sustentável e do diálogo intercultural.

O Acesso Aberto, os Dados Abertos, as plataformas de crowdsourcing e os Recursos Educacionais Abertos (REA) possibilitam que a informação seja compartilhada de forma gratuita e lícita, fornecendo oportunidades estratégias transversais para melhorar a qualidade de tomadas de decisões, bem como facilitar o diálogo político, o compartilhamento do conhecimento e a capacitação, incluindo para pessoas com deficiência.

O Programa de Soluções Abertas da UNESCO (Open Solutions Programme) é dedicado a líderes, profissionais, pesquisadores e usuários de TIC, e apoia comunidades de prática ao encorajar a pesquisa empírica e as publicações, e ao organizar eventos importantes nos âmbitos mundial, regional e nacional para compartilhar as melhores práticas com programas abrangentes nas área de:

Recursos Educacionais Abertos (REA) 

Fornece aos professores e estudantes materiais de alta qualidade de ensino e aprendizagem que permitem o uso, a adaptação e a distribuição gratuita;
Acesso Aberto à informação científica – permitindo aos cientistas e aos pesquisadores o compartilhamento e o acesso a informações acadêmicas sobre os últimos avanços científicos.


Software Livre e Open Source (Free and Open Source software – FOSS)

Por meio das possibilidades técnicas disponíveis pela sofisticação cada vez maior das TIC e pela mídia social orientada ao usuário, os modelos de software livre de fonte aberta de colaboração efetiva e sustentabilidade inovadora têm se expandido na atualidade, e incluem conjuntos altamente diversificados de atividade de domínio público. Esses modelos fornecem uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva.

Acesso aberto à informação científica 

Fornece uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva. A informação científica é tanto um dos maiores produtores dos pesquisadores como também um dos recursos de inovação tecnológica mais importantes.

A UNESCO promove e apoia o Acesso Aberto – a disponibilização online de informação acadêmica para todos, livres da maioria das barreiras de licenciamento e direitos autorais – para o benefício do fluxo mundial de conhecimento, inovação e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

As iniciativas de Acesso Aberto da UNESCO reconhecem a necessidade de garantir que a pesquisa científica trate das necessidades da sociedade e responda aos desafios atuais e futuros de sustentabilidade.

Portal Mundial de Acesso Aberto

O Global Open Access Portal (GOAP) financiado pelos governos da Colômbia, Dinamarca e Noruega, e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidas, apresenta o cenário atual do status do Acesso Aberto para a informação científica em 158 países do mundo. Para os países que têm tido mais êxito na implementação do Acesso Aberto, o portal destaca os fatores mais importantes de sucesso e aspectos para propiciar esse ambiente. Para países e regiões que ainda estão nos estágios iniciais do desenvolvimento do Acesso Aberto, o portal identifica os principais envolvidos e as possíveis barreiras e oportunidades.

O Portal é desenhado para fornecer informações necessárias para elaboradores de políticas públicas para:

  • aprender sobre o ambiente do Acesso Aberto mundial;
  • consultar o status de seus países; e
  • compreender onde e porque o Acesso Aberto tem sido mais bem-sucedido.
Voltar ao topo da página