Mensagem da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação

Mensagem para a Aliança Global em Mídia e Gênero

A Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação (IAMCR) tem o prazer de se juntar à iniciativa da UNESCO Por uma Aliança Global em Mídia e Gênero, para acompanhar os objetivos de mídia e gênero da Declaração de Beijing e Plataforma para Ação (1995).

Esta é uma oportunidade importante para a comunidade internacional de pesquisadores, que IAMCR representa, para trazer suas contribuições e experiências de pesquisa para os debates sobre gênero e mídia. É especialmente importante integrar o conhecimento e a ação dedicados à expansão dos direitos humanos das mulheres de se comunicarem, bem como outras questões relacionadas a gênero e mídia. Esperamos contribuir, em especial, com esforços da comunidade internacional para tratar dessas questões.

A Aliança Global em Mídia e Gênero é crucial em termos de seu potencial de mobilizar atores importantes que podem exercer papel fundamental neste debate, incluindo organizações internacionais, governos, organizações de mídia, defensores e ONGs. A aliança também é significativa por colocar a UNESCO em posição proeminente para avançar nas melhorias em questões de gênero e comunicação em níveis global, regional e nacional.

Propomos os seguintes tópicos principais como cruciais para a agenda de mídia e gênero:
1. Violência de gênero, mídia e informação
2. Acesso de mulheres à mídia
3. Políticas e estratégias de gênero na mídia
4. Gênero, educação e alfabetização midiática e informacional

A IAMCR espera trabalhar com a UNESCO e outros parceiros do mundo na Aliança Global em Mídia e Gênero para avançar em conhecimento e ação nessas áreas.

Janet Wasko, presidente da IAMRC

Voltar ao topo da página