Mensagem da Associação Mundial pela Comunicação Cristã (WACC)

Toronto, 9 de agosto de 2013
 
Aliança Global em Mídia e Gênero

A Associação Mundial pela Comunicação Cristã (WACC) é engajada desde 1995 em monitoramento da mídia focado em gênero, por meio do Projeto Global de Monitoramento de Mídia (Global Media Monitoring Project – GMMP), a maior e mais antiga iniciativa em andamento de pesquisa e apoio em gênero e mídia do mundo. Temos visto progresso na ética de gênero em reportagens e notícias, mas o ritmo de mudança é lento. Em 1995, somente 17% das pessoas vistas, ouvidas e reportadas no mundo das notícias eram femininas. Nossa pesquisa mais recente foi realizada de forma voluntária por grupos em direitos das mulheres, pesquisadores de universidades e seus alunos, associações de jornalistas e outras organizações da sociedade civil em 108 países com mais de 80% da população mundial. Os resultados encontrados, publicados no Who Makes the News 2010, mostram que, mundialmente, 24% das pessoas noticiadas são mulheres. Somente 13% das reportagens jornalísticas têm seu foco central em mulheres. Isto é, no entanto, uma melhora estatística significativa em relação aos 10% encontrados em 2005.

Com o ritmo de mudança lento, levará décadas antes de a paridade ser atingida. Ainda assim, sabemos, por meio de muitos exemplos excelentes, que matérias éticas que incorporam a perspectiva de gênero aumentam a qualidade e a relevância das reportagens jornalísticas.
É importante levar em conta quem e o que aparece nas notícias e como pessoas e eventos são descritos nelas, e é igualmente importante perceber quem está excluído e o que não está coberto na reportagem. Os direitos de comunicação das mulheres – gozo de seus direitos de liberdade de expressão e informação – são limitados pela sub-representação, pela cobertura insuficiente de outras ações, aspirações e contribuições, e por representação preconceituosa e estereotípica nas notícias e reportagens da mídia ao redor do mundo.

Uma aliança global em mídia e gênero é importante para estabelecer uma massa crítica necessária para excluir definitivamente os preconceitos e estereótipos que ocorrem na e por meio da mídia, que fortificam desigualdades em experiências vividas por pessoas. Uma aliança global irá alterar significativamente o panorama no qual operam defensores de uma mídia justa em relação a gênero, pavimentando um caminho por ligações estratégicas, que seriam mais difíceis de se estabelecer, entre grupos da sociedade civil em direitos das mulheres e comissões de radiodifusão, por exemplo, ou praticantes de mídia e pesquisas na academia. Uma aliança global criaria espaço para relações sinergéticas entre partes interessadas localizadas em diferentes lugares, tornando possível inovação e intercâmbio que ampliariam todos os esforços e transformariam e informariam positivamente nossas estratégias para intervenção.

A WACC acredita que a vislumbrada aliança global em mídia e gênero eleve os atuais esforços para um jornalismo ético em gênero e notícias justas e equilibradas em gênero, reportando a um novo momento histórico de colaboração por todos os continentes, estratégias e partes interessadas. A WACC, em conjunto com nossas redes globais, não poupará esforços para apoiar e fortalecer a nova aliança.

xxxx

Ativa em desenvolvimento de mídia há mais de 25 anos, a WACC é uma organização internacional ecumênica com 150 membros corporativos e 224 membros individuais, e 358 corporações afiliadas e 849 indivíduos afiliados em 130 países. A rede GMMP está presente em mais de 100 países e monitora a mídia a cada 5 anos, além de aplicar os resultados de monitoramento para defender, conscientizar, treinar e outras ações ao longo dos anos de intervenção.

 The World Association for Christian Communication is an incorporated Charitable Organisation in Canada (number 83970 9524 RR0001). World Association for Christian Communication 308 Main Street, Toronto ON, M4C 4X7, Canada Telephone +1-416-691-1999 Fax +1-416-691-1997 Website www.waccglobal.org Email info(at)waccglobal.org President: Dennis Smith DD(hc) General Secretary: The Rev Dr Karin Achtelstetter

Voltar ao topo da página