Turismo cultural e desenvolvimento urbano

©UNESCO\Dom João

O turismo cultural tem o poder de unir indivíduos e comunidades. É também um recurso para atrair pessoas a se envolverem na preservação e valorização de culturas e civilizações.

O turismo é um setor econômico em rápido crescimento, tanto no país como na região e em todo o mundo. O turismo cultural é responsável por 40% das receitas do turismo mundial. Estes têm um impacto positivo direto na geração de trabalho decente e crescimento econômico.

O patrimônio cultural cuidadosamente gerenciado atrai investimentos turísticos de forma sustentável, envolvendo comunidades locais sem danificar áreas do patrimônio. O turismo pode ter efeitos positivos e duradouros no nosso patrimônio cultural e natural, na criatividade e diversidade cultural, bem como no ambiente e equilíbrio das sociedades.

O diálogo entre culturas e desenvolvimento pode ser alcançado se os tomadores de decisão e os atores do turismo e da cultura, as sociedades que hospedam turistas e os próprios turistas desenvolverem políticas e atitudes resultantes da compreensão das complexas relações entre turismo e cultura, à luz das convenções, declarações e textos das Nações Unidas adotadas nos campos da cultura e do desenvolvimento sustentável.

Assim, o turismo cultural tem um papel importante a desempenhar:

  • facilitar o diálogo entre culturas;
  • construir a paz;
  • tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • fortalecer os esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, de modo a torná-lo acessível a todos;
  • tornar culturas e civilizações mais conhecidas;
  • melhorar as condições de vida diárias e reduzir a pobreza.

Leia mais (em inglês):

Voltar ao topo da página