Monitoramento da Agenda Educação 2030

© UNESCO

Com a chegada de 2015, data limite para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a comunidade internacional está discutindo a importância da educação na agenda internacional pós-2015.

Ministros de Educação, com apoio da UNESCO, já se comprometeram com um último “grande esforço” para alcançar os objetivos da Educação para Todos (EPT). Além disso, a Iniciativa Mundial Educação em Primeiro Lugar, liderada pelo secretário-geral das Nações Unidas, tem mobilizado líderes mundiais com relação ao papel central da educação na agenda pós-2015.

A contribuição da UNESCO para o debate

A UNESCO está ajudando ativamente na estruturação da agenda de educação pós-2015. A Organização convidou especialistas para revisar dois relatórios que são marcos na educação – o relatório Delors ("Educação: um tesouro a descobrir", 1996) e o relatório Faure ("Aprender a ser", 1972) – e considera a relevância desses documentos no contexto atual.

A UNESCO também está apoiando o desenvolvimento das avaliações nacionais de EPT, que trazem um balanço dos progressos desde 2000 e apresentam reflexões sobre as necessidades e os desafios futuros. Junto com o Relatório Mundial de Monitoramento de EPT, essas avaliações serão compartilhadas no Fórum Mundial de Educação, que acontecerá na Coreia do Sul, entre os dias 19 e 22 de maio de 2015, e serão levadas em consideração na definição da nova agenda global de educação.

A Organização também é coorganizadora de várias consultas regionais e mundiais sobre educação no período de preparação para a agenda pós-2015. Exemplo disso é a Post-2015 Global Thematic Consultation on Education, organizada pela UNESCO e pelo UNICEF.

A visão da UNESCO sobre a educação após 2015

A UNESCO apresentou sua visão a respeito da agenda de educação pós-2015 para 190 Estados-membros presentes na 37ª sessão da Conferência Geral da Organização.

Representantes nacionais se reuniram na Sede da UNESCO para essa conferência e discutiram sobre o futuro da educação – seu conteúdo, seu escopo e sua articulação com a agenda de desenvolvimento pós-2015. Como uma das principais conclusões dessa troca de ideias, os representantes se comprometeram a promover um único e primordial objetivo sobre a educação na agenda futura de desenvolvimento, com base nos princípios de acesso, equidade e qualidade na perspectiva de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Agenda Educação 2030

A UNESCO participou ativamente no marco de ação da agenda Educação 2030, que está incluída no ODS 4. A Declaração de Incheon, aprovada no Fórum Mundial de Educação, ocorrido na Coreia em maio de 2015, confiou à UNESCO a liderança e coordenação da Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnica no âmbito da agenda global ODS.

Após 2015 até 2030, a UNESCO também está monitorando os avanços na educação de forma mais ampla por meio de pesquisa e promovendo debates internacionais. 

 

 

Voltar ao topo da página
t3test.com