Prioridades da Educação para Todos para o Grupo E9

Com quase 3,5 bilhões de habitantes em 2005 – mais da metade da população mundial – os nove países em desenvolvimento mais populosos (E9) juntos representam imensos desafios que pesam fortemente nas tendências da educação global.

  • A maioria dos países do grupo E9 ainda não atingiu a educação primária universal e enfrentam grandes déficits de qualidade.
  • Apenas dois países atingiram paridade de gênero em educação primária e secundária.
  • A alfabetização permanece como principal desafio.
  • Dos 771 milhões de adultos que não possuem as ferramentas básicas de aprendizagem para tomar decisões e participar ativamente no desenvolvimento de suas sociedades, cerca de 70% habitam nesses nove países.

Combater a lacuna do analfabetismo constitui prioridades de desenvolvimento para os países do E9 e para os países doadores. São necessários esforços redobrados para expandir a educação e sua qualidade.
Mas esses esforços por si só não são suficientes, há também a necessidade urgente de aumentar as oportunidades de aprendizagem de jovens e adultos e desenvolver ambientes de aprendizagem, em especial nos países que apresentam baixos indicadores de educação.

Voltar ao topo da página