Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016 (Relatório GEM)

© UNESCO

Os relatórios de monitoramento global da Educação, elaborados por uma equipe independente e publicado anualmente pela UNESCO, em uma série de doze anos acompanharam o processo de consolidação das Metas de Educação Para Todos (EPT), acordadas em Dakar, em 2000. Em 2015, recebeu, pela Declaração de Incheon, na Coreia, o novo mandato para monitorar as novas metas globais da educação das Nações Unidas, consolidadas no ODS 4 da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A partir de 2016, o primeiro relatório vai estabelecer um quadro de monitoramento e discutir os principais desafios de financiamento. Além disso, o relatório de 2016 não vai incidir apenas sobre as complexas inter-relações entre os setores chave de desenvolvimento e educação. Ao mostrar que a educação tem um grande potencial para ajudar a alcançar os ODS, também irá determinar quais estratégias, políticas e programas de educação são mais efetivamente relacionados com as prioridades econômicas, sociais, ambientais e políticas da nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Lançamento do Relatório GEM 2016 no Brasil

Para a representação da UNESCO no Brasil, o lançamento do GEM é uma oportunidade de fomentar o debate sobre a educação, examinando a agenda internacional e a realidade da educação no Brasil, em prol da concretização do direito à educação de qualidade para todos. Acompanhe o lançamento global do Relatório que será realizado em Londres no dia 6 setembro, concomitante a outros eventos de lançamento que ocorrem em mais de 50 países em todo o mundo.

Lançamento no Brasil:

Recursos:

 

 

Voltar ao topo da página