Educação Superior no Brasil

©UNESCO
Educação superior no Brasil

No Brasil, a falta de paridade de gêneros é elevada na educação superior, na qual é observada disparidade em favor das mulheres.  O acesso às instituições públicas ainda deve ser ampliado para incluir uma proporção maior dos jovens com idades entre 18 e 24 anos, principalmente os provenientes das camadas mais baixas da população. As avaliações indicam a existência de grandes diferenças de qualidade educacional entre as instituições, particularmente entre as instituições privadas.

Por intermédio de um permanente diálogo com o poder público, com as universidades e demais instituições de ensino e pesquisa, a UNESCO no Brasil tem procurado  incentivar a formação de professores, a mobilidade, qualidade, mudanças e inovações que se tornaram inadiáveis face aos desafios que estão surgindo na sociedade do conhecimento de hoje. Para tanto:

  • articula redes internacionais e regionais de informação e de conhecimentos (Cátedras UNESCO / Redes UNITWIN),
  • reúne dirigentes e pesquisadores,
  • promove estudos e reflexões e
  • incentiva o intercâmbio entre os países e as instituições
  • dá apoio a programas inovadores da educação superior, tanto do poder público, como no caso dos Programas em Educação Superior promovidos pelo Ministério da Educação, como de universidades, instituições privadas e entidades da sociedade civil
  • procura colocar à disposição das universidades e outras instituições informações e documentos de referência considerados indispensáveis ao processo de mudança e renovação da educação superior.

A coordenação da atuação da UNESCO na América Latina na área do ensino superior se dá por meio do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC. A UNESCO no Brasil participa com a IESALC nos dois projetos de implementação de universidades de integração intercultural, baseadas em valores essenciais como o respeito aos direitos humanos, ao diálogo intercultural, à diversidade cultural e à paz entre os povos:

Voltar ao topo da página