Educação profissional: pontos de partida

© UNESCO

A série "Educação profissional: pontos de partida" tem como objetivo colocar à disposição dos profissionais que atuam em educação técnica e profissional alguns dos documentos produzidos por meio dos acordos de cooperação técnica, firmados entre a UNESCO e os governos de Estados parceiros. O intuito é oferecer  instrumentos que possam subsidiar a gestão de políticas dessa modalidade de educação.

É muito importante salientar que capacitar ou promover o desenvolvimento das equipes locais é objetivo presente em todas as intervenções incluídas nos programas de suporte técnico envolvidos nas parcerias entre a UNESCO e os Estados.  Capacitar os gestores e técnicos da educação profissional dos Estados é, invariavelmente, a meta desses programas.

Os documentos aqui disponibilizados são produtos de processos de aprendizagem, de eventos de capacitação ou de desenvolvimento de equipes locais, orientados, coordenados e fundamentados por consultores especialistas, porém não elaborados por eles de forma isolada e desvinculada dos processos grupais que os geraram. Dessa forma, eles não pretendem servir de referências acabadas ou como padrões a serem seguidos, nos assuntos a que se refiram.

Além de considerar  as especificidades regionais ou locais, eles representam os avanços que foram possíveis dentro dos processos de desenvolvimento que os geraram. Portanto, os documentos podem oferecer novas idéias ou concepções ao visitante, bem como permitir a ele a identificação dos desafios que permanecem e dos avanços ainda necessários, inspirando e estimulando novos e próprios processos de amadurecimento e desenvolvimento.

É importante salientar, também, que uma parte expressiva dos trabalhos ou, mais especificamente, das capacitações realizadas pela UNESCO em parceria com os Estados, não teve como produto documentos sistematizados que pudessem integrar esta seção. Mesmo realizada no formato oficina, boa parte das capacitações simulou processos produtivos nos quais as competências alvo foram exercitadas sem compromisso com um produto único e real.

A série "Educação profissional: pontos de partida" é composta pelos seguintes temas:

Voltar ao topo da página