Iniciativa LIFE e o Brasil

© UNESCO/UIL

O Brasil participa também do Programa LIFE – Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento. A Iniciativa é considerada um marco estratégico mundial e um mecanismo operacional-chave para atingir objetivos e propósitos da Década das Nações Unidas para a Alfabeticação (2003-2012). Através do LIFE, a estratégia da UNESCO focaliza o empoderamento de estudantes por meio de práticas locais que deverão ser informadas por meio de pesquisas baseadas em evidências.

O Programa LIFE está sendo implementado em 35 países com índices de alfabetização abaixo de 50% ou com população com mais de 10 milhões de analfabetos.

Trabalhando a nível global, a UNESCO chama a atenção internacional e nacional sobre a importância da alfabetização - assunto este de rara boa-vontade política e de poucos recursos. As operações do Programa LIFE são dirigidas a cada país adequando às necessidades e prioridades específicas e correspondendo à capacidades nacionais.

O Programa está sendo implementado por um período de 10 anos, dividido por três fases progressivas: a primeira fase começou em 2006, a segunda começa em 2008 e a terceira, em 2010. Em 2011, será feita uma avaliação do Programa. De 2010 a 2015, a ênfase será na garantia de sustentabilidade do que foi atingido nas três fases.

Links relacionados (em inglês):

Voltar ao topo da página