Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade

Em 2015, a comunidade internacional discutiu sobre os esforços para um desenvolvimento sustentável e enfatizaram a importância da educação para se alcançar esse desenvolvimento e garantir um futuro sustentável para todos. Assim, estabeleceram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS formam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Esses 17 objetivos e metas globais visam a estimular ações para os próximos 15 anos (de 2015 a 2030), com foco em cinco princípios iniciados com a letra “P”, que são de suma importância:

 

  1. Pessoas,
  2. Planeta,
  3. Prosperidade,
  4. Paz e
  5. Parceria.

A comunidade de educação se reuniu no Fórum Mundial de Educação, na Coreia do sul, em 2015, e definiu a Declaração de Incheon, que constitui o compromisso da comunidade de educação em relação ao ODS 4, voltado especificamente para a educação:

“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” 

Além disso, a Declaração estabeleceu a agenda Educação 2030, que confiou à UNESCO liderar, coordenar e ser o ponto focal para a educação no âmbito da coordenação principal dos ODS. O Marco de Ação Educação 2030 descreve como traduzir em prática os compromissos estabelecidos em Incheon em âmbitos nacional, regional e mundial, além de fornecer diretrizes para a implementação da Educação 2030.

O ODS 4 impulsiona o sucesso dos demais objetivos, que, por sua vez, refletem o papel importante da educação ao encapsular metas do ODS 4. Em outras palavras, a educação também está incluída nos objetivos relacionados a saúde, crescimento e emprego, consumo e produção sustentáveis, entre outros.

 

10 METAS DO ODS 4


Voltar ao topo da página