Relatórios de Monitoramento Global da Educação anteriores (Relatórios GEM)

O Relatório de Monitoramento Global da Educação é uma referência singular, abrangente, analítica e oficial para o seguimento e a revisão da educação. Com 15 relatório produzidos desde 2002, o Relatório adquiriu vasta experiência em monitorar e analisar políticas além de uma reputação mundial de excelência, abrangendo temas que variam entre as questões sobre desigualdade, gênero e ensino e aprendizagem, conflitos, alfabetização, cuidados e educação da primeira infância. 

Lançamento Mundial do Relatório GEM 2017/8

© UNESCO

O Relatório GEM 2017/18 será lançado em um grande evento em Brasília, Brasil, em 24 de outubro de 2017, envolvendo ministros, acadêmicos, sociedade civil, parceiros e jovens. 

Este segundo relatório da série Relatório de Monitoramento Global da Educação continuará a avaliação dos progressos para se alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Educação (ODS 4) e suas dez metas, bem como os outros objetivos educacionais relacionados na agenda dos ODS.

O Relatório também investigará a responsabilização na educação, ao analisar como todas as partes interessadas relevantes podem oferecer educação de forma mais eficaz, eficiente e equitativa. Ele examina, ainda, diferentes mecanismos de prestação de contas que são utilizados para atribuir responsabilidades a governos, escolas, professores, pais, estudantes, sociedade civil, comunidade internacional e setor privado, em busca de garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Ao analisar quais políticas favorecem ou não o bom funcionamento dos mecanismos de responsabilização e quais fatores externos influenciam seu sucesso, o Relatório GEM 2017/18 apresentará conclusões com recomendações concretas que ajudarão a construir sistemas educacionais mais fortes.

Lançamento Mundial no Brasil:

24 de outubro, 9h-13h - Brasília, DF

Recursos:

Relatório GEM 2016

© UNESCO

Em 2016, o primeiro relatório estabeleceu um marco de monitoramento e discutiu os principais desafios de financiamento. Além disso, o relatório de 2016 não incidiu apenas sobre as complexas inter-relações entre os setores-chave de desenvolvimento e educação. Ao mostrar que a educação tem um grande potencial para ajudar a alcançar os ODS, também determinou quais estratégias, políticas e programas de educação são mais efetivamente relacionados com as prioridades econômicas, sociais, ambientais e políticas da nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Para a representação da UNESCO no Brasil, o lançamento do GEM é uma oportunidade de fomentar o debate sobre a educação, examinando a agenda internacional e a realidade da educação no Brasil, em prol da concretização do direito à educação de qualidade para todos. O lançamento global do Relatório foi realizado em Londres no dia 6 setembro de 2016, concomitante a outros eventos de lançamento que ocorreram em mais de 50 países em todo o mundo.

Lançamento no Brasil:

Recursos:

 

 

Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015

O Relatório de 2015, intitulado “Educação para Todos 2000-2015: progressos e desafios”, é a 12ª e última edição da série atual. O Relatório fornece um relato confiável do progresso nacional e dos compromissos assumidos pela comunidade internacional, baseado em evidência estatística atualizada, em análise profunda de políticas e em estudos de caso informativos.

Ao analisar cada objetivo de EPT, o Relatório destaca políticas e práticas que ajudaram ou impulsionaram o progresso nacional. Também considera cuidadosamente a influência de tendências de investimentos financeiros domésticos e fluxos de ajuda internacional.

Baseando-se em lições dos relatórios anteriores, o Relatório de EPT 2015 oferece claras recomendações para ajudar líderes políticos mundiais, regionais e nacionais a melhor definir e monitorar os objetivos e metas de educação após 2015.

Eventos de apresentação do Relatório 2015 (9 de abril):

Relatório de Monitoramento Global de EPT 2014

Lançado em 29 de janeiro de 2014, o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/4 mostra porque a educação é pivô central para o desenvolvimento em um mundo em rápidas mudanças. Ele explica como investir de modo inteligente em professores e em outras reformas educacionais, visando ao fortalecimento igualitário da aprendizagem para transformar a logo prazo as prospecções das pessoas e das sociedades. A equidade e a qualidade da educação são temas centrais na agenda pós-2015.

Eventos de lançamento do Relatório 2013-2014:

Voltar ao topo da página