Gestão educacional no Brasil

Estudantes do Espaço Cantagalo - Programa Criança Esperança - Rio de Janeiro, Brasil

A UNESCO oferece cooperação técnica às autoridades nacionais da área da educação na análise de políticas educacionais, na elaboração de planos de desenvolvimento do setor educacional e na mobilização para apoiar as prioridades nacionais do setor, como a formulação de referenciais para a revisão de propostas curriculares, as políticas e programas de valorização docente e as TIC na educação. Além disso, apoia a capacitação institucional nacional na formulação de políticas, análise setorial, planejamento educacional, simulação e diálogo de políticas, projeções de recursos, gestão setorial, monitoramento e avaliação de programas, cooperação para o desenvolvimento.

As ações de cooperação envolvem participação para elaborar as diretrizes e os instrumentos de execução e implementação de metas, bem como para construir os instrumentos de elaboração de planos de ações e de diagnósticos da situação da educação nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

A UNESCO apoia os esforços nacionais no desenvolvimento de políticas e estratégias robustas e coerentes de educação e na gestão de sua efetiva implementação, tudo no contexto de “garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos”.

Políticas e planos sólidos e coerentes são a base sobre a qual construir sistemas educacionais sustentáveis, atingir metas de desenvolvimento educacional e contribuir efetivamente para a aprendizagem ao longo da vida.

Voltar ao topo da página