Educação Infantil no Brasil

© UNESCO/Nelson Muchagata

O Brasil tem alta chance de assegurar que, até 2015, todas as crianças, particularmente as meninas, vivendo em circunstâncias difíceis e as pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso ao ensino primário gratuito, obrigatório e de boa qualidade.

A Representação da UNESCO no Brasil promove a participação da família na vida escolar dos alunos.

A UNESCO no Brasil  tem publicado e disseminado vários instrumentos em gestão da educação infantil, e tem implementado currículos contextualizados com os desafios contemporâneos. Além disso, tem desenvolvido diretrizes e instrumentos para políticas de educação infantil nas redes de ensino.

Atualmente, a UNESCO no Brasil, em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coopera com o Ministério da Educação na produção de materiais pedagógicos voltados para a formação inicial e continuada de professores vinculados à educação básica a respeito da história e da cultura africana e afro-brasileira.

O intuito dessa produção é contribuir com a construção de um país justo e igualitário, provendo conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro.

Voltar ao topo da página