Programas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil

No Brasil, entre as políticas do governo federal, voltadas à Educação de Jovens e Adultos, duas iniciativas merecem destaque::

  • Programa Brasil Alfabetizado (PBA), niciado pelo governo federal em 2003, tornou a alfabetização de jovens, adultos e idosos um item prioritário na agenda educacional do Brasil. O programa é uma porta de acesso à cidadania e estratégias para promover educação continuada no país. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo (25% ou mais), sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, por meio do Ministério da Educação, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Estados, municípios e o Distrito Federal Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União.
  • Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), ue incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), tem como objetivo distribuir obras e coleções de qualidade para alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado e estudantes da EJA das redes públicas de ensino.
Voltar ao topo da página