Programa O Homem e a Biosfera (MaB)

Criado em 1971, o Programa o Homem e a Biosfera (The Man and the Biosphere Programme  - MaB) é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. As Reservas da Biosfera (RBs) são a principal linha de ação do Programa e sua concepção é um inovador instrumental de planejamento para combater os efeitos dos processos de degradação ambiental.

A Reserva de Biosfera favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica, o efeito estufa etc. A UNESCO mantém uma rede de informações que busca o equacionamento de  problemas das RBs, segundo a melhor tecnologia disponível.

O Brasil aderiu ao Programa MaB/UNESCO em 1974, mesmo ano em que foi criada a Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera – COBRAMAB. Como meta, o Brasil definiu a criação de pelo menos uma grande Reserva da Biosfera em cada um de seus biomas. Das 482 Reservas da Biosfera existentes no mundo, o Brasil atualmente possui seis.

Voltar ao topo da página