Relatório Mundial de Ciência Oceânica

O Relatório Mundial de Ciência Oceânica avalia o status e as tendências da capacidade da ciência oceânica em todo o mundo. O Relatório oferece um registro global de quem, como e onde a ciência oceânica é conduzida ao gerar conhecimento, ajudar a proteger a saúde oceânica e capacitar a sociedade para apoiar a gestão sustentável dos oceanos no marco da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Relatório identifica e quantifica os elementos-chave da ciência oceânica nas escalas nacional, regional e mundial, incluindo força de trabalho, infraestrutura e publicações. A edição de 2018 é a primeira tentativa coletiva de destacar sistematicamente as oportunidades, bem como as lacunas de capacidade para avançar na colaboração internacional em ciência e tecnologia oceânica. Este relatório é um recurso para os tomadores de decisões políticas, acadêmicos e outras partes interessadas que procuram aproveitar o potencial da ciência oceânica para enfrentar os desafios mundiais.

Uma visão abrangente das capacidades da ciência oceânica nos âmbitos nacional e mundial nos aproxima do desenvolvimento do conhecimento global da ciência oceânica necessário para assegurar um oceano saudável e sustentável.

O Relatório de 2018 está disponível para download gratuito:

Voltar ao topo da página