Recursos Hídricos no Brasil

© UNESCO/Nelson Muchagata
Estudante aprendendo o uso efetivo da água doce no Brasil

Os desafios no Brasil relativos à gestão de recursos hídricos não podem ser tratados isoladamente, devido às relações de causa e efeito existentes, como por exemplo: aumento da oferta e do acesso à água versus investimentos insuficientes em saneamento básico.

As autoridades brasileiras têm a expectativa que a UNESCO ofereça assistência e apoio técnico na implementação das recomendações aprovadas
em fóruns nos quais a UNESCO lidera a mobilização de países. Em particular, o Programa Mundial de Avaliação da Água (World Water Assessment Programme - WWAP) e o Programa Regional de Ecohidrologia.

Desde 1975, promove estudos no âmbito do Programa Internacional Hidrológico (International Hydrological Programme - IHP) e conta com um significativo acervo técnico-científico na área de gestão de águas.

É importante ressaltar que a água representa prioridade para a UNESCO, e que todo apoio será dado a iniciativas relacionadas a esse tema, como o Escritório já vem fazendo há diversos anos, ao cooperar com as autoridades brasileiras da área. Todo o apoio é prestado a projetos.

Voltar ao topo da página