A UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Chefes de Estado, líderes governamentais e representantes de alto nível da ONU e da sociedade civil se reuniram em setembro de 2015, na 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS representam uma agenda universal, ambiciosa e sustentável, uma agenda “das pessoas, feita pelas pessoas e para as pessoas”, construída com o envolvimento ativo da UNESCO.

A UNESCO irá contribuir para a implementação dos ODS por meio de seu trabalho em:

EDUCAÇÃO

A UNESCO colaborou ativamente para delinear a Agenda de Educação 2030, englobada pelo ODS 4. A Declaração de Incheon, adotada no Fórum Mundial de Educação em maio de 2015, na Coreia do Sul, conferiu à UNESCO a responsabilidade de liderar e coordenar a Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnico no âmbito da agenda global dos ODS.

CIÊNCIAS NATURAIS

A nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável representa um importante avanço no reconhecimento da contribuição da ciência, da tecnologia e da inovação (CTI) para o desenvolvimento sustentável.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

O Programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO visa a consolidar princípios e valores universais, como solidariedade global, inclusão, não discriminação, equidade de gênero e responsabilização na implementação dos ODS.

CULTURA

Colocar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento constitui um investimento essencial no futuro do mundo e uma pré-condição para processos de globalização bem-sucedidos que levem em consideração o princípio da diversidade cultural.

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

A UNESCO defende o reconhecimento do papel vital que a liberdade de expressão e a liberdade de acesso à informação e ao conhecimento desempenham em sociedades sustentáveis.

Voltar ao topo da página
t3test.com