Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Comunicação e Informação

© UNESCO

Sociedades do conhecimento inclusivas são o caminho a ser seguido, pois elas são construídas com a soma do engenho humano, inovações técnicas e o poder da informação e do conhecimento.

Elas têm o potencial para alcançar impactos positivos e duradouros sobre a educação, a prosperidade econômica, a inclusão social e a proteção ao ambiente, conduzindo-nos a uma nova era de paz e desenvolvimento sustentável.

Destacar a importância da liberdade de expressão é um elemento indispensável para democracias bem-sucedidas e para promover a participação de cidadãos na agenda de desenvolvimento pós-2015. O Estado de direito é um pré-requisito, bem como um resultado, para a governança e uma agenda de desenvolvimento sustentável centrada nos direitos humanos, na liberdade de expressão e na segurança de jornalistas – questões importantes para o Estado de direito. O trabalho da UNESCO nessa área contribui para o ODS 16 ao promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantir acesso público a informações e promover liberdades essenciais.

A abordagem da UNESCO ao desenvolvimento de mídia é tanto orientada pelo conhecimento quanto sensível ao contexto e leva em consideração as oportunidades e os desafios criados pela rápida mudança no ambiente de mídia. A iniciativa especial do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC) sobre Desenvolvimento de Mídia Orientado pelo Conhecimento destaca a importância de gerar e compartilhar o conhecimento para avançar o desenvolvimento de mídia e tem especial importância para uma abordagem inclusiva para fortalecer a educação jornalística em todo o mundo. Essa iniciativa contribui com ODS 16.

O trabalho da UNESCO na promoção do acesso universal a informação, incluindo as Soluções Abertas (Open Solutions), contribui diretamente para se alcançar o ODS 9, cujo foco é a construção de infraestrutura resiliente e o fomento da inovação, sobretudo por meio da ampliação do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC). A Iniciativa YouthMobile pretende ensinar jovens a mitigar diretamente questões locais de desenvolvimento sustentável por meio do desenvolvimento aplicativos de celular relevantes, que ofereçam soluções nas línguas locais. Essa iniciativa beneficia-se do explosivo crescimento global , do alcance e da acessibilidade de smart phones, bem como da energia e das habilidades intuitivas dos jovens nativos digitais.

Voltar ao topo da página