Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Educação

© UNESCO

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Com o autossuficiente Objetivo 4, voltado para educação, e as metas a ele associadas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece que a educação é essencial para o sucesso de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A educação está incluída, ainda, em objetivos de saúde, crescimento e emprego, consumo sustentável e produção, bem como de mudança climática.

Ao longo dos dois últimos anos, a UNESCO facilitou as consultas a seus Estados-membros e às principais partes interessadas na agenda futura de educação, culminando no Fórum Mundial de Educação, que ocorreu em Incheon, Coreia do Sul, em maio de 2015. Com a Declaração de Incheon, a comunidade envolvida com educação se comprometeu com a Educação 2030, agenda que está abrangida no ODS 4. A Declaração de Incheon confia à UNESCO a responsabilidade de liderar e coordenar a Educação 2030.

“Conhecemos o poder da educação para erradicar a pobreza, transformar vidas e promover avanços em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, no discurso de abertura do Fórum Mundial de Educação.

A Declaração de Incheon é um compromisso histórico para transformar vidas por meio de uma nova visão para a educação, com base no compromisso mundial de Educação para Todos (EPT), iniciado em Jomtien, em 1990, e reiterado em Dakar, em 2000. Ao mesmo tempo, busca lidar de maneira eficaz com os desafios atuais e futuros no campo da educação, seja no âmbito nacional ou no plano global.

Informações relacionadas:

ODS 4 Educação 2030

“Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”

A agenda mundial de educação (Educação 2030) é parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que formam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Esses 17 objetivos e metas globais visam a estimular ações para os próximos 15 anos, com foco em cinco princípios iniciados com a letra “P”, que são de suma importância:

  1. Pessoas,
  2. Planeta,
  3. Prosperidade,
  4. Paz e
  5. Parceria.

ODS voltado especificamente para a educação é o que impulsiona o sucesso dos demais objetivos. Os ODS refletem o papel importante da educação ao encapsular alvos em um único objetivo (Objetivo 4).

A educação também está incluída nos objetivos relacionados a saúde, crescimento e emprego, consumo e produção sustentáveis, bem como mudança climática. A Declaração de Incheon, que constitui o compromisso da comunidade de educação em relação à Agenda Educação 2030, confiou à UNESCO liderar, coordenar e ser o ponto focal para a educação no âmbito da coordenação principal dos ODS.

O Plano de Ação Educação 2030 (Education 2030 Framework for Action) descreve como traduzir em prática os compromissos estabelecidos em Incheon em níveis nacional, regional e mundial, além de fornece diretrizes para a implementação da Educação 2030.

 

Voltar ao topo da página