Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia

Em 2004, a UNESCO criou a Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis (International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities - ICCAR), para estabelecer uma rede de cidades interessadas em compartilhar experiências para promover e melhorar suas políticas públicas de combate ao racismo, a discriminação, a xenofobia e a exclusão. Nesse contexto, foram criadas coalizões regionais, a fim de adaptar os compromissos internacionais às particularidades de cada região.

Assim, em 2006, na cidade de Montevidéu, Uruguai, foi criada a Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades, com a participação e o compromisso inicial de 40 cidades da região, que designaram Montevidéu como sua cidade líder.  

Esta coalizão regional busca representar e promover os interesses de seus membros perante os organismos internacionais com mandato nas áreas de direitos humanos e desenvolvimento. Busca também fortalecer a cooperação com organizações especializadas na luta contra o racismo e a discriminação, assim como sensibilizar a opinião pública latino-americana e caribenha a respeito dos valores que promove. 

Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades também é responsável pela implementação do Plano de Ação de Dez Pontos, aprovado em 25 de outubro de 2006, para otimizar as estratégias e os recursos relacionados a seus compromissos.

Como aderir

As cidades da América Latina e do Caribe que desejarem aderir à Coalizão devem manifestar seu interesse por e-mail, para info(at)coalicionlac.org ou para presidencia.coalicion(at)imm.gub.uy, e preencher o formulário de adesão.

Coalizões no mundo (links externos para seus sites oficiais)

Encontro "Cidades Inclusivas":

 

 

Voltar ao topo da página