Sociabilidades Subterrâneas: identidade, cultura e resistência em favelas do Rio

© Underground Sociabilities

A Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com a London School of Economics (LSE), as Fundações Itaú Cultural e Social, o Afro Reggae e a CUFA, está conduzindo uma pesquisa para estudar formas de sociabilidade que continuam invisíveis e subterrâneas no âmbito das sociedades convencionais.

O principal objetivo da pesquisa é explorar os meios alternativos de integração e socialização que são desenvolvidos por comunidades que vivem em condições de extrema exclusão social e miséria, além de estudar e disseminar a metodologia de trabalho com e para jovens desenvolvida pelos grupos AfroReggae e CUFA.

Estas organizações, por meio de atividades artísticas, trabalham com comunidades em situação de risco em um ambiente de drogas, gangues e armas, visando redefinir sociabilidades e identidades. Elas aproveitam as tradições artísticas e culturais presentes nas comunidades, conhecimentos e comportamentos locais, assim como bens sociais, para trabalhar a autoestima e recuperar o sentimento de valor próprio perdido onde o matar e o morrer são banalizados. Dada a riqueza e a singularidade dessas experiências, é importante mapeá-las e compreender como podem servir de informação em outros contextos e situações de exposição a riscos semelhantes. 

O projeto é parte de uma extensa rede de parcerias com a London School of Economics e universidades parceiras, com as próprias comunidades estudadas, com a polícia local, o Afro Reggae, a CUFA, a UNESCO e as Fundações Itaú Cultural e Social.  Cada etapa do projeto é discutida por todos os parceiros, por meio de uma metodologia participativa. Diversos seminários e reuniões já ocorreram ao longo desses quatro anos da parceria. O projeto está em fase de apresentação dos resultados finais da pesquisa, que se encerra em dezembro de 2012.

Haverá dois Seminários para apresentação, divulgação e disseminação da pesquisa: um no Rio de Janeiro, dia 13 de setembro e outro na London School of Economics, dia 2 de novembro.

Links relacionados:

Blog Sociabilidades Subterrâneas:

Facebook: https://www.facebook.com/favelasatlse

Twitter: https://twitter.com/FavelasatLSE

Voltar ao topo da página