O Patrimônio Cultural Subaquático na Oceania

O Patrimônio Cultural Subaquático tem um caráter cultural, arqueológico ou histórico. Ele engloba todos os vestígios da existência humana que estão ou estiveram submersos.

Ao longo dos séculos, milhares de navios, cidades inteiras, e outros sítios foram submersos. Seus restos constituem hoje um patrimônio precioso, que atrai cada vez mais atenção da comunidade científica e do público em geral. Em baixo d’água, os cientistas têm descoberto vestígios extremamente originais da história da humanidade.

O Oceano Pacífico estende-se por três continentes: A Ásia, Austrália e América e nele encontra-se submersa uma grande riqueza de vestígios humanos. Seus arquipélagos e ilhas estendem-se por uma grande distância e muitos deles eram povoados desde muito cedo.

A atividade humana nessas ilhas, desde o grande continente da Austrália até as pequenas ilhas da Micronésia, sempre foi intimamente relacionada com a água. A grande variedade de sítios arqueológicos submersos  (de locais sagrados, restos de navios e aeronaves, portos, armadilhas para peixes e aldeias) é extremamente valiosa para a compreensão e interpretação da história desta região e do mundo. Esses vestígios retratam, tal como uma cápsula do tempo, um registro completo da tecnologia e vida a bordo no momento exato do naufrágio.

Devido à riqueza cultural do patrimônio subaquático da região e sua história complexa, a proteção destes locais é de grande importância. Os sítios arqueológicos submersos atraem turistas e mergulhadores amadores, contribuindo para a economia de muitos pequenos arquipélagos.

Este livro baseia-se em diferentes perspectivas e oferece um conjunto de artigos de pesquisadores de experiência internacional.  O projeto foi elaborado após uma reunião que aconteceu em 18 e19 Dezembro de 2009, em Honiara, Ilhas Salomão.

Consulte a publicação, em inglês.

Download

Editado por Ulrike Guérin, Barbara Egger e Vidha Penalva

Voltar ao topo da página