A importância do Patrimônio Cultural Subaquático

Testemunhos de acontecimentos hitóricos :

Muitos lugares que foram cenários de importantes acontecimentos hitóricos (batalhas, tráfico de esclavos, desastres naturais, revoluções etc.) atualmente se encontram submersos no fundo dos oceanos, rios e lagos. Podemos citar os sítios das batalhas de Salamina, Traflagar, Lepanto e Abukir, e os terremotos que provoram as inundações de Porto Real, na Jamaica e de parte de Alexandria, no Egito. Podemos citar ainda os restos de Heraklion, Baiheliang e um grande número de assentamentos da idade da pedra no Mar Báltico e no Mar Negro que foram cobertos pelas águas. 

Frequentemente em melhor estado de preservação

Alguns sítios arqueológicos subaquáticos continuam intocados após séculos ou milênios.

Seus materiais biológicos são frequentemente melhor preservados do que em terra, devido à falta do oxigênio, que facilitaria sua deterioração. Isto faz estes sítios únicos e  importantes. 

Importância para o diálogo cultural e identidade nacional

O Patrimônio Cultural Subaquático pode revelar aspectos da história que ainda não são conhecidos ou que não foram esclarecidos em registros escritos. Por exemplo, o comércio antigo entre China e África,  Indonésia e Austrália, assim como a sofisticação de antigos povos indígenas,  pode agora ser provada devido aos artefatos  descobertos no fundo do mar ou em cavernas submersas. Desde que a água foi usada, desde que o começo da civilização, como uma maneira conectar mundos diferentes, os vestígios encontrados nos fundos das águas são testemunhas do diálogo cultural desde o começo da humanidade.

Importância econômica

O mergulho turístico e os museus marítimos podem ser uma atração econômica significativa para uma região ou uma cidade. E não somente seus lucros diretos podem ser substanciais : ainda mais importante é o impacto econômico na indústria cultural do turismo e na acomodação turística local.

O Aquecimento Global e o Patrimônio Cultural Subaquático

O aumento dos níveis dos mares, devido à mudança climática, e a degradação do eco-sistema, devido à atividade humana, pode afetar os sítios do patrimônio cultural subaquático. O aumento na umidade do solo após inundações pode também conduzir à instabilidade e a deslocar camadas subterrâneas de locais arqueológicos. Entre locais culturais em risco, podemos citar : Havaí e Kilwa na Tanzânia, a ilha de Herschel, no Canadá e os vestígios da exploração de Scott na Antártida. A pesquisa sobre o patrimônio cultural subaquático  pode ser uma fonte valiosa de informação sobre o impacto da água em alguns locais e em mudanças em estruturas continentais.

Missão da UNESCO

O que faz a UNESCO?

Mudança do clima

Estudo de caso sobre a mudança de clima e patrimônio mundial (em inglês e francês).